Minha Casa Minha Vida pode VOLTAR? Entenda a proposta
Candidato diz a empresário da construção civil que o Minha Casa Minha Vida vai voltar em 2023 se ele for eleito.
Nesta terça-feira (23/08), o ex-presidente Lula (PT) disse a empresários da construção civil que vai retomar o Minha Casa Minha Vida se voltar à presidência em 2023.
Segundo Lula, o fim do programa prejudicou as famílias com renda mais baixa. Em 2021, o governo de Jair Bolsonaro (PL) extinguiu o programa para criar o “Casa Verde e Amarela”.
Por que Lula quer voltar com o Minha Casa Minha Vida?
Durante o encontro com empresários, Lula disse que se ganhar as eleições, a primeira coisa que quer fazer é dizer “que o Minha Casa Minha Vida vai voltar a ser um programa de governo.
Em uma entrevista coletiva antes da reunião, o ex-presidente disse que a população de renda mais baixa é a que mais precisa de casa, mas está sendo prejudicada atualmente.
O Minha Casa Minha Vida foi uma das principais marcas do governo Lula. O programa era voltado a construções de imóveis para famílias de baixa renda, reduzindo prazos, taxas e criando novas linha de financiamento para pessoas que não alcançavam condições para comprar a casa própria.
Para Lula, o Estado deve utilizar os seus bancos para ajudar a garantir que as casas sejam construídas. Nos primeiros três meses deste ano, o Casa Verde e Amarela, substituto do programa petista, teve uma redução de 40% no número de lançamento de imóveis.
Casa Verde e Amarela acabou com condições pra antiga faixa 1
O governo Bolsonaro acabou com as condições para famílias com renda mensal de até R$ 1.800 (valor usado em 2020) ao extinguir o Minha Casa Minha Vida para criar o Casa Verde e Amarela.
Famílias deste grupo se encaixavam na faixa 1 do antigo programa, podia contratar financiamentos com subsídio de até 90% do valor do imóvel, sem juros.
VEJA TAMBÉM: Casa Verde e Amarela – ficou mais barato financiar usando o FGTS; veja as novas taxas