Caixa Tem: veja o CALENDÁRIO para atualização dos seus dados!

A Caixa Econômica Federal liberou o calendário de atualização de dados no Caixa Tem para pagamento do auxílio emergencial 2021. Os beneficiários do programa devem acessar o aplicativo e realizar a atualização/recadastramento.

Trata-se de um procedimento obrigatório, que tem como finalidade realizar uma triagem de novos beneficiários, bem como evitar fraudes, garantindo que o dinheiro seja repassado exatamente para as pessoas contempladas pelo programa.

Publicidade

Publicidade

Veja, aqui, o calendário de atualização de dados Caixa Tem, assim como informações sobre como funcionará esse processo.

Caixa Tem

Auxílio emergencial 2021

O auxílio emergencial 2021 foi confirmado pelo governo federal, mas ainda não há uma data oficial para início do pagamento. A expectativa é que aconteça em abril, de acordo com o ministro da economia.

Mas, haverá uma redução no número de beneficiários, que foi estabelecida após análises do governo federal que identificaram e removeram do programa pessoas que não têm mais direito ao benefício.

Publicidade

Publicidade

Na nova leva, o auxílio emergencial será pago para 40 milhões de pessoas. Em 2020, quando o benefício foi criado, 60 milhões foram contempladas e receberam o auxílio.

A redução tem como foco diminuir os gastos do governo. Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou uma PEC Emergencial (Proposta de Emenda à Constituição) que autoriza o pagamento de até R$ 44 bilhões no auxílio emergencial 2021, além de estabelecer medidas para controle de gastos públicos.

O pagamento do benefício será por meio da emissão de dívida, com venda de títulos públicos como os do Tesouro Nacional. Ao comprar um título público, o investidor está, na realidade, emprestando dinheiro ao governo, para recebê-lo corrigido por juros no futuro.

Atualização de dados Caixa Tem

O governo federal convocou todos os beneficiários de programas sociais para a renovação de cadastro no Caixa Tem. Um detalhe importante: somente quem fizer esse procedimento entrará na triagem para pagamento do auxílio emergencial 2021.

A atualização é descomplicada e totalmente feita pelo aplicativo Caixa Tem. O beneficiário deve abrir o app, tocar na mensagem de atualização de cadastro e verificar se as informações estão corretas. Então, confirme e valide os dados.

Uma foto no estilo selfie também é solicitada, para confirmar a identidade do dono da conta. Durante o processo de atualização, o aplicativo acessará automaticamente a câmera do celular para tirar essa foto.

Publicidade

Publicidade

Para realizar a atualização corretamente, sempre siga as orientações dadas na tela do aplicativo. Dessa forma, minimiza-se a possibilidade de ter de refazer o procedimento.

Calendário de atualização de dados Caixa Tem

Para evitar o sobrecarregamento do aplicativo, a Caixa Econômica Federal liberou um calendário com datas específicas para atualização de dados no Caixa Tem.

Veja, a seguir, em qual dia você deve fazer o procedimento, considerando seu mês de nascimento:

  • Janeiro: 14 de março;
  • Fevereiro: 16 de março;
  • Março: 18 de março;
  • Abril: 20 de março;
  • Maio: 22 de março;
  • Junho: 23 de março;
  • Julho: 24 de março;
  • Agosto: 25 de março;
  • Setembro: 26 de março;
  • Outubro: 29 de março;
  • Novembro: 30 de março;
  • Dezembro: 31 de março.

Seleção de beneficiários do auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal indicou que a atualização de dados no Caixa Tem não é uma garantia de inclusão na nova leva de pagamentos do auxílio emergencial.

Publicidade

Na realidade, a renovação tem como foco viabilizar que o ministério da cidadania consiga acompanhar informações e situação atualizada de todos os vinculados ao programa.

Publicidade

A definição de quem receberá o auxílio emergencial 2021 será feita em análise conjunta com outros órgãos, por exemplo com a Receita Federal, considerando a renda da pessoa e de sua família.

A princípio, o governo federal pretende pagar o auxílio emergencial para 40 milhões de pessoas, considerando os segurados do Bolsa Família, que não serão excluídos do programa.

Atualização Caixa Tem para outros programas sociais

Um ponto reforçado pelo governo federal é que a atualização não deve ser feita somente para o pagamento do auxílio emergencial, já que o aplicativo também é utilizado em outros programas.

Publicidade

Publicidade

Quem recebe o BEm (Benefício Emergencial, que é pago para aqueles que tiveram salário reduzido durante a pandemia), abono salarial PIS/PASEP e saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) também precisa fazer a atualização.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário