Salário mínimo em 2023 vai aumentar? Entenda o que é “Ganho Real” e “Correção pela inflação”
Saiba se o salário mínimo realmente vai aumentar em 2023 e entenda o que são as políticas de reajuste que viraram assunto nos últimos dias.
O salário mínimo virou uma das principais pautas nestes últimos dias antes do 2º turno das eleições 2022, e muitas pessoas ficaram na dúvida se ele vai aumentar no próximo ano ou não.
As dúvidas e trocas de acusações entre as campanhas de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) surgiram após a revelação de um projeto do ministro da Economia, Paulo Guedes, de não reajustar o salário mínimo pela inflação.
Desde então, muito tem se falado sobre um “aumento real” do salário mínimo, e no texto a seguir você confere o que isso significa.
O salário mínimo vai aumentar em 2023?
Antes, é importante deixar claro que, independentemente do resultado das eleições, o salário mínimo deve aumentar em 2023.
Confira também
Quando vai subir o valor do Salário Mínimo?
Isso porque a Constituição prevê que o valor deve subir todos os anos acompanhando, no mínimo, a inflação do ano seguinte. Ou seja, se a inflação de 2022 fechar em 10%, por exemplo, o salário mínimo precisa aumentar pelo menos 10%.
No projeto de Lei Orçamentária Anual (LDO) que o governo enviou para o Congresso no final de agosto, o valor previsto para o mínimo em 2023 é de R$ 1.302. Porém, este valor ainda pode mudar, caso a inflação de 2022 medida pelo INPC seja diferente da estimativa.
Mas este reajuste do salário mínimo pela inflação não oferece ao trabalhador o chamado aumento real, assunto que ganhou destaque nas últimas semanas.
O que é o aumento real do salário mínimo?
O aumento real do salário mínimo acontece quando o valor sobe acima da inflação. Com isso, o reajuste não serve apenas para repor as perdas que o brasileiro teve com os aumentos de preços no ano anterior.
O primeiro candidato a falar no aumento real do salário mínimo foi o ex-presidente Lula. Desde o início da campanha, Lula já falava em trazer de volta esta política de valorização do mínimo.
Durante os governos do PT, o salário mínimo subia acompanhando a inflação do ano anterior mais o crescimento do PIB.
No entanto, desde 2019 o aumento do salário mínimo acompanha apenas a inflação. Na época, a avaliação do governo Bolsonaro foi de que o aumento real prejudicaria as contas públicas.
Após a polêmica envolvendo o projeto de Guedes, porém, Bolsonaro também passou a prometer o aumento real do salário mínimo, mesmo que seu governo nunca tenha adotado esta política.
VEJA TAMBÉM
Revisão do governo DIMINUI estimativa para o SALÁRIO MÍNIMO em 2023