IPTU São Paulo 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!
Confira algumas das principais informações sobre o IPTU em São Paulo e fique preparado para pagar o imposto em 2023.
A época de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 se aproxima, e muitos moradores de São Paulo já se preparam para acertar as contas com a Prefeitura.
Por isso, confira a seguir algumas das principais informações sobre o IPTU na capital paulista para se manter em dia com este imposto anual.
Quando o IPTU São Paulo 2023 vai chegar?
Por regra, o carnê do IPTU de São Paulo deve ser entregue aos contribuintes em até cinco dias úteis antes da data de vencimento da primeira parcela.
Confira também
Saiba quais direitos de quem paga IPTU
Até o momento, a Prefeitura de São Paulo ainda não divulgou os prazos de vencimento do IPTU 2023. Sendo assim, ainda não é possível confirmar quando o carnê começará a ser entregue.
Mas, para efeito de comparação, em 2022 os contribuintes começaram a receber a Notificação de Lançamento do IPTU na segunda metade de janeiro.
Enquanto isso, o vencimento da 1ª parcela ou da cota única (à vista) nos últimos anos começou em fevereiro. Portanto, existe uma expectativa de que isso se repita em 2023.
E se o carnê o IPTU não chegar?
Caso o contribuinte não receba o carnê do IPTU 2023, ele pode emitir a 2ª via pela internet, através do site da Prefeitura de São Paulo, no menu do IPTU.
Além disso, também é possível agendar um atendimento presencial na Subprefeitura ou no Descomplica mais próximo para pedir a impressão da 2ª via.
Posso parcelar o IPTU São Paulo em quantas vezes?
Os moradores de São Paulo podem parcelar o IPTU em até 10 vezes, mas as parcelas não podem ter um valor menor do que R$ 50.
No entanto, quem optar pelo pagamento à vista tem direito a um desconto de 3%, desde que quite o IPTU 2023 até a data de vencimento.
Quem tem direito à isenção?
Em alguns casos, é possível pedir a isenção do IPTU São Paulo 2023. Esse direito é destinado a aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia do INSS, por exemplo.
Para conhecer todas as situações que dão direito a este benefício em São Paulo, acesse a página de isenções do IPTU.
VEJA TAMBÉM
Você sabe o que é o IPTU e como é cobrado? Entenda aqui!