Alerta: golpe do IPVA 2023 está circulando – aqui está como se proteger dele

Veja maneiras bastante simples para se proteger contra o golpe do IPVA, tipo de fraude comum no começo do ano.


O IPVA 2023 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já começou a ser cobrado em alguns estados do país, e criminosos têm se aproveitado disso para aplicar um tipo de golpe comum nesta época do ano.

Como funciona o golpe do IPVA?

Neste tipo de golpe, os criminosos se aproveitam do início do período de cobrança do IPVA para enviar boletos falsos para as vítimas.

Os boletos falsos chegam principalmente por WhatsApp, e-mail, mensagens de texto (SMS), mas alguns golpistas também podem utilizar outros métodos para contatar as vítimas, como por Correios ou ligações telefônicas.

Em muitos casos, os boletos parecem legítimos, chegando a contar com logotipos de órgãos oficiais. Apesar disso, existem algumas dicas simples para se proteger deste tipo de fraude.

Como se proteger do golpe do IPVA?

Hoje em dia, são poucos os estados que enviam as guias de pagamento do IPVA para os motoristas. Normalmente, são os proprietários de veículos que precisam “ir atrás” da guia de pagamento do imposto, não o contrário.

Para emitir estes boletos, os contribuintes precisam acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ou do Detran de seu estado.

Portanto, a principal maneira de evitar o golpe do IPVA é emitir o boleto por conta própria. Afinal, quando você emite a guia de pagamento no site oficial do órgão responsável pelo imposto, você conhece a procedência do boleto.

Sendo assim, se você receber um boleto de cobrança do IPVA, não efetue o pagamento. Ao invés disso, procure o site da Sefaz ou do Detran do seu estado para gerar a guia de pagamento e pagar o imposto.

Cuidado com links suspeitos

A mesma recomendação vale para o caso de você receber um link para pagar o IPVA. Isso porque alguns golpistas criam sites que parecem legítimos e mandam os links para suas vítimas, usado o pretexto do IPVA.

Se isso acontecer, ao invés de clicar sobre este link, acesse a barra de pesquisas do Google e digite “IPVA 2023” e a sigla do seu estado (“IPVA 2023 SP” se você morar em São Paulo, por exemplo).

Ao fazer isso, é muito provável que os sites do Detran e da Secretaria de Fazenda do seu estado sejam as primeiras opções a aparecer na tela. Para emitir o boleto do IPVA, use o site oficial de um destes órgãos.

Aqui mesmo no “NoDetalhe” nós já explicamos como pagar o IPVA em diferentes estados. Para conferir os nossos tutoriais, acesse o ícone de lupa no canto superior direito da tela e digite “IPVA 2023” mais a sigla do seu estado.

Você também pode gostar de ler
O que acontece se eu não pagar o IPVA 2023?

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.