Auxílio Emergencial: Antecipação do calendário de saque! Veja o que mudou!
Nessa quinta-feira (15/4) a Caixa Econômica Federal anunciou que irá antecipar o saque da primeira parcela do novo auxílio emergencial.
A intenção inicial do banco era que o calendário de recebimentos fosse adiantado em até duas semanas, segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa. No entanto, essa previsão não será cumprida para boa parte dos beneficiários.
A mudança prevê que a liberação do saque seja feita entre os dias 30 de abril e 17 de maio, a depender da data de nascimento de quem irá receber. Inicialmente a instituição havia divulgado as datas entre 4 de maio e 4 de julho.
Até o momento apenas as datas de recebimento em dinheiro da primeira parcela sofreu alteração. Dessa forma, a mudança não afetou o restante do calendário de saques.
Além dos saques, a Caixa também anunciou que haverá antecipação de um dia no depósito em conta também da primeira parcela do benefício, para os nascidos em novembro e dezembro. No caso, os prazos que anteriormente estavam estipulados entre os dias 29 e 30 de abril, foram adiantados para 28 e 29 do mesmo mês.
Assim como no calendário de saques, essa mudança no primeiro depósito do novo auxílio emergencial para esses beneficiários também não alterou o restante das datas de crédito em conta, divulgadas anteriormente.
Veja também: INSS: aposentado que receber auxílio emergencial terá desconto na renda previdenciária
Novo calendário de saques da primeira parcela do novo auxílio emergencial
Com as alterações das datas que permitem o saque do primeiro montante do auxílio emergencial 2021, o calendário fica da seguinte forma:
- 30 de abril – Nascidos em janeiro
- 3 de maio – Nascidos em fevereiro
- 4 de maio – Nascidos em março
- 5 de maio – Nascidos em abril
- 6 de maio – Nascidos em maio
- 7 de maio – Nascidos em junho
- 10 de maio – Nascidos em julho
- 11 de maio – Nascidos agosto
- 12 de maio – Nascidos em setembro
- 13 de maio – Nascidos em outubro
- 14 de maio – Nascidos em novembro
- 17 de maio – Nascidos em dezembro
Beneficiários do Bolsa Família começam a receber o novo Auxílio Emergencial nessa sexta-feira
A partir dessa sexta-feira (16) os beneficiários do Bolsa Família começam a receber a primeira parcela do novo Auxílio Emergencial com valores de R$ 150,00 a R$ 375,00.
O calendário de recebimento da primeira parcela desse público vai até o dia 30 de abril.
Diferente dos trabalhadores que não recebem o Bolsa Família, para os usuários do programa as datas de depósito do auxílio dependem do dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) do indivíduo e não da sua data de nascimento. Nessa sexta-feira, por exemplo, recebem as pessoas que tem o NIS encerrado em 1.
Ao todo, o Ministério da Cidadania estima que mais de 10 milhões de pessoas com direito ao Bolsa Família receberão o auxílio em abril. Desse total, mais de 50% são mulheres chefes de família com direito ao valor máximo do benefício emergencial.
Veja como fica o calendário completo de recebimentos da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários do Bolsa Família.
- 16 de abril: NIS final 1
- 19 de abril: NIS final 2
- 20 de abril: NIS final 3
- 22 de abril: NIS final 4
- 23 de abril: NIS final 5
- 26 de abril: NIS final 6
- 27 de abril: NIS final 7
- 28 de abril: NIS final 8
- 29 de abril: NIS final 9
- 30 de abril: NIS final 0
O calendário completo de todas as parcelas dos beneficiários do Bolsa Família você encontra nesse link.
Antecipação de saque podem ser feitas usando aplicativos de fintechs
Com o início dos saques convencionais das parcelas do auxílio previstos apenas para o final do mês de abril, muitas pessoas têm usado as fintechs para antecipar o acesso ao dinheiro.
A política adotada desde o ano passado pela Caixa Econômica para evitar filas e aglomerações nas agências por conta do auxílio emergencial, é a de liberar os saques do montante quase um mês após o depósito em conta. Nesse período, o usuário pode fazer o pagamento de boletos e contas, assim como compras com o cartão virtual, apenas utilizando o aplicativo Caixa Tem.
O problema dessa estratégia é que nem todos os usuários do conseguem utilizar essas funções do aplicativo. Sendo assim, são pessoas que necessitam do dinheiro em mãos para conseguir honrar com seus prazos.
Aplicativos como o PicPay, PagSeguro entre outros, foram as soluções encontradas por quem precisa antecipar o saque do montante do auxílio. Com eles o usuário consegue fazer um tipo de “transferência” da conta do Caixa Tem para a sua carteira digital, e em seguida direcionar o valor para uma agência bancária para realizar o saque.
Para saber quais os passos necessários para adiantar o saque do auxílio emergencial em cada um desses aplicativos, leia esse artigo.
Fonte: G1
Veja também: Auxílio Emergencial 2021: Benefício não causa tanto impacto no comércio