Chevrolet Prisma Joy é uma boa opção de Sedã em 2023?

Saiba se o Chevrolet Prisma Joy é a escolha certa para você em 2023. Conheça seus pontos fortes e fracos e decida se vale a pena investir!


Se você está se perguntando se o Chevrolet Prisma Joy ainda é uma boa escolha de sedã em 2023, você veio ao lugar certo.

A seguir, vamos abordar tudo o que precisa saber sobre este carro e te ajudar a descobrir se o Prisma Joy vale a pena. Vamos lá!

Uma olhada geral no Prisma Joy

Chevrolet Prisma Joy é uma boa opção de Sedã em 2023
Confira os principais detalhes sobre o Prisma Joy e veja se vale a pena comprar este sedã em 2023.

Para começar, vale destacar que nós usamos como base para este texto o modelo Prisma Joy 1.0 ano 2019, que custa cerca de R$ 53.400.

De modo geral, ele é uma opção econômica no segmento de sedãs. Mas para saber se o custo-benefício do Prisma Joy vale a pena, é necessário avaliar outras características deste carro, então vamos descobrir juntos.

Mecânica e Performance

O Prisma Joy vem com um motor “Família I” 1.0, dianteiro, de disposição transversal, com 4 cilindros em linha.

Este pequeno, porém robusto motor, oferece uma potência máxima de 80 cv com álcool e 78 cv com gasolina, além de um torque máximo de 9,8 kgfm com álcool e 9,5 kgfm com gasolina.

Isso permite que o Prisma Joy alcance uma velocidade máxima de 167 km/h. Acredite, para um carro de sua categoria, esses números chamam a atenção.

Além disso, o Prisma Joy possui uma transmissão manual de 6 marchas, e sua tração é dianteira. Ele também vem equipado com uma direção elétrica, que permite um diâmetro de giro de 10,4 metros.

Consumo do Prisma Joy

O Prisma Joy brilha quando se trata de economia de combustível, e aparece entre os carros mais econômicos do país.

Na cidade, seu consumo é de 8,7 km/l com álcool e 12,8 km/l com gasolina. Já na estrada, ele faz 10,5 km/l com álcool e 15,2 km/l com gasolina.

Isso resulta em uma autonomia de 470 km na cidade e 567 km na estrada com álcool, e de 691 km na cidade e 821 km na estrada com gasolina. Então, pra quem quer saber se o Prisma Joy vale a pena no quesito economia de combustível, os números falam por si.

Segurança e Conforto

O Prisma Joy vem com uma série de itens de segurança básicos, como freios ABS, alarme antifurto perimétrico, desembaçador do vidro traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, airbags frontais, ISOFIX para fixação de cadeira infantil, entre outros.

No que diz respeito ao conforto, ele oferece ar-condicionado, ar quente, controle elétrico dos vidros dianteiros, comando interno da tampa de abastecimento, direção assistida e banco traseiro rebatível.

Dimensões e espaço interno

O Prisma Joy tem um comprimento total de 4275mm e uma distância entre-eixos de 2528mm, o que proporciona um bom espaço interno para todos os ocupantes.

Com 1705mm de largura e 1484mm de altura, há espaço suficiente para um passeio confortável. A capacidade do porta-malas é de 500 litros, bastante generosa para um sedã compacto.

Mas afinal, Prisma Joy vale a pena?

Agora que já conversamos sobre as principais características do Prisma Joy, é hora de definir se ele vale a pena.

Se você busca um sedã econômico e eficiente, o Prisma Joy pode ser uma ótima opção. Afinal, ele tem bons números de consumo de combustível, um bom desempenho e bastante espaço para um sedã compacto.

No entanto, é importante lembrar que o carro fica devendo no que diz respeito aos itens de série, o que pode ser um ponto negativo para alguns compradores.

Portanto, é essencial avaliar o que é mais importante para você ao comprar um carro. Se a economia de combustível e a eficiência são prioridades, o Prisma Joy pode ser uma opção atraente. Mas se você deseja mais recursos de conforto e conveniência, pode valer a pena considerar outras opções.

Agora, que tal expandir um pouco seus horizontes e considerar outras opções de sedãs econômicos? Para isso, aproveite para ver nosso comparativo entre o Fiat Siena e Volkswagen Voyage.

Lembre-se, a escolha do carro certo depende muito das suas necessidades e prioridades individuais. Portanto, continue pesquisando, compare diferentes modelos e tome a decisão que melhor se adapta a você.

Ficha técnica do Prisma Joy

CHEVROLET PRISMA JOY 1.0
Ano: 2019
Preço: por volta de R$ 53.400
IPVA: por volta de R$ 2.136 (com base no estado de SP)
Configuração: Sedã compacto
Combustível: Flex (álcool e gasolina)
Lugares: 5 lugares
Portas: 4 portas
Geração:
MECÂNICA
Motorização: Motor “Família I” 1.0, dianteiro, de disposição transversal, 4 cilindros em linha, tuchos hidráulicos, cilindrada unitária de 249 cm³, 2 válvulas por cilindro, deslocamento de 999 cm³, peso/potência de 12,94 kg/cv, peso/torque de 105,6 kg/kgfm, rotação máxima de 6800 rpm, aspiração natural e injeção multiponto
Potência máxima: 80 cv com álcool e 78 cv com gasolina a 6400 rpm
Torque máximo: 9,8 kgfm com álcool e 9,5 kgfm com gasolina a 5200 rpm
Velocidade máxima: 167 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13,4 segundos
Consumo na cidade: 8,7 km/l com álcool e 12,8 km/l com gasolina
Consumo na estrada: 10,5 km/l com álcool e 15,2 km/l com gasolina
Autonomia: 470 km com álcool e 691 km com gasolina na cidade, 567 km com álcool e 821 km com gasolina na estrada
Câmbio: Câmbio F17-6 HR, manual de 6 marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica, com diâmetro de giro de 10,4 metros
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com Mola Helicoidal
Suspensão traseira: Eixo de torção, com mola helicoidal
Freio dianteiro: Disco ventilado
Freio traseiro: Tambor
Pneus dianteiros: 185/70 R14, com altura do flanco de 130mm
Pneus traseiros: 185/70 R14, com altura do flanco de 130mm
DIMENSÕES
Comprimento: 4275mm
Distância entre-eixos: 2528mm
Bitola dianteira: 1487mm
Bitola traseira: 1493mm
Porta-malas: 500 litros
Peso: 1035kg
Altura mínima do solo: 120mm
Largura: 1705mm
Altura: 1484mm
Tanque de combustível: 54 litros
Carga útil: 375kg

Itens de série do Prisma Joy

SEGURANÇA
Itens de série: Freios ABS, alarme antifurto perimétrico, encosto de cabeça para todos os ocupantes, desembaçador do vidro traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, airbags frontais, cintos de três pontos para todos os ocupantes, travamento central das portas, ISOFIX para fixação de cadeira infantil
CONFORTO
Itens de série: ar-condicionado (1 zona), ar quente, controle elétrico dos vidros dianteiros, comando interno da tampa de abastecimento, direção assistida, banco traseiro rebatível
INFOTENIMENTO
Itens de série: conta-giros

Você também pode gostar de ler
Ford Ka ou Renault Sandero? Melhor Hatch Compacto até R$ 50 mil

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.