Prazo para o alistamento militar em 2021 termina dia 30 de junho

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 tem até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. Devido à pandemia, assim como no ano passado, as inscrições devem ser feitas de maneira online.

O serviço militar obrigatório provém de lei sanciona em 1964 e prevê que homens com 18 anos se apresentem e sirvam ao exército do Brasil por pelo menos um ano.

Publicidade

Publicidade

Mesmo aqueles jovens que não desejam servir ao exército precisam se alistar visto que se não o fizer terá que arcar com punição e multa.

A possibilidade de poder realizar o alistamento de forma online foi disponibilizada para evitar aglomerações em tempos de pandemia. Além disso, para o coronel Fernando Penaço, essa possibilidade agilizou o processo e facilitou o registro por parte do cidadão.

A ideia do alistamento on-line é facilitar a vida do cidadão. Ou seja, ele pode acessar de casa pelo celular, pelo computador, sem ter o problema de ter que enfrentar filas, gastar dinheiro com transporte e outros mais,” afirmou o militar.

Apesar disso, para algumas pessoas o comparecimento a Junta do Serviço Militar ainda é necessária. Esse é o caso de pessoas sem acesso à internet e também para aqueles que desejam pedir a dispensa do serviço por motivo de ser o único provedor da família, ter algum problema de saúde ou residir no exterior.

Publicidade

Publicidade

Nesses casos, o jovem precisa apresentar documentação que comprove a sua situação para a dispensa.

O alistamento está disponível desde 1º de janeiro e deve ser feito por meio do site oficial do Alistamento Militar.

Veja também

Quem precisa fazer o alistamento militar em 2021?

alistamento militar 2021
Jovens nascidos em 2003 precisam se alistar. (Imagem: Divulgação/ Governo Federal)

Esse ano o alistamento militar é obrigatório para todos os cidadãos do sexo masculinos nascidos no ano de 2003. Ou seja, todo o jovem que completa 18 anos em 2021 precisa se apresentar ao exército.

Além desses, o alistamento continua sendo obrigatório para aquelas pessoas que por um motivo ou outro não o fizeram em anos anteriores. Nesse caso, o cidadão deve se apresentar na Junta Militar mais próxima e arcar com o pagamento de uma multa por atraso de alistamento.

Como fazer o alistamento online

Para os jovens com acesso à internet que irão se alistar online, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do alistamento militar e em seguida clique na opção Quero me Alistar;
  2. Na página que será aberta observe se você se encaixa em algumas das situações da lista demonstrada. No caso, as opções são: Arrimo, Exterior, Nome Social e Problema de Saúde. Se identificar alguma, basta marcá-la. Se não, clique no botão Alistamento Militar;
  3. Na próxima página você deve realizar o seu cadastro no Brasil Cidadão. Para isso basta seguir as instruções da plataforma. Quando terminar, volte a página anterior e faça o seu login utilizando o número do CPF;
  4. Marque a opção de autorização de dados pessoas e clique em Quero me Alistar;
  5. Selecione a opção Alistamento Militar, Alistamento Online Alistamento Brasil;
  6. Insira seus dados no formulário e preencha as informações sobre sua saúde e estado físico. Pronto, você receberá uma mensagem de confirmação e um registro de alistamento.
  7. Após completado o registro, fique de olho no seu e-mail para saber se foi ou não convocado.

O que acontece se o cidadão não realizar o alistamento militar em 2021

Publicidade

Publicidade

Para o jovem que deixar passar o prazo de alistamento, a Lei prevê algumas penalidades que podem gerar transtornos na vida do cidadão.

Uma das mais sérias é a impossibilidade de conseguir a carteira de trabalho. Com isso o jovem fica impedido de ter registro empregatício, entre outras coisas que exigem o documento.

Também é vedada a emissão de passaporte e a participação em vestibulares de instituições de ensino públicas ou privadas. A participação em concursos públicos também não é possível.

Dessa forma, caso perca o prazo de alistamento, o cidadão deve comparecer o quanto antes na Junta Militar de sua cidade, realizar o pagamento da multa por atraso e fazer o seu alistamento.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Veja também: Golpes em maquininhas de cartão crescem 186% em São Paulo: saiba como evitar

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário