Aprenda fazer revisão da aposentadoria
Saiba sobre tudo o que você tem direito em relação a como deve ser feito a revisão da aposentadoria em nosso site.
Aprender a fazer a revisão da aposentadoria, um direito previdenciário para todos os trabalhadores que cumprirem os requisitos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um modo dos segurados da autarquia terem uma noção sobre todas as vantagens oferecidas por essa assistência do INSS.
Como pedir revisão?
Para ser feito o pedido de revisão de aposentadoria, é necessário que o segurado do INSS faça uma ligação para a central, no número 135 ou, caso seja de sua preferência, acesse a plataforma digital do Meu “INSS”, por meio do site oficial ou do aplicativo disponível para celulares Android e iOS.
- Fonte/Reprodução: original
Com isso, o segurado deve informar o número da aposentadoria e, ao ser feita a busca do benefício, ele será mandado para a aba que possui todas as informações necessárias.
Qual é o prazo?
Segundo o INSS, o prazo estimado para ser feito o processo de revisão da aposentadoria dos seus segurados é de, no máximo 10 anos, em que é contado a partir do primeiro dia do mês posterior ao recebimento do pagamento do primeiro salário.
Exemplificando, caso o pagamento de sua primeira prestação de serviço tenha sido dada no dia 15/01/2012, o prazo para a revisão da aposentadoria passou a contar no dia 01/02/2012 com o seu término estimado para o dia 31/01/2022.
A revisão da aposentadoria é um processo de tamanha importância, porque é por meio dela em que são constatados uma série de erros que devem ser considerados, porque podem ser prejudiciais para o pagamento do segurado.
Portanto, é necessário que se tenha a devida atenção para os seguintes detalhes:
- Quando o trabalhador passou a trabalhar com a carteira assinada
- Caso o trabalhador exerceu um serviço com exposição a agentes nocivos para a sua saúde
- Se o trabalhador deixou de pagar a contribuição para o INSS
- Presença de ação ganha na Justiça do Trabalho que ocasionou no aumento do salário do trabalhador
Com isso levado em conta, a revisão da aposentadoria do segurado pode ser feita de um modo preciso e certo, sem a necessidade de recorrer mais uma vez ao processo em um momento posterior.