Auxílio Caminhoneiro e Taxista em 2023? Saiba quais as chances de isso acontecer
Entenda quais são as chances de o Auxílio Caminhoneiro e o Auxílio Taxista continuarem sendo pagos em 2023.
No próximo sábado (10/12) acontece o pagamento da última parcela do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista, e beneficiários de ambos os programas ficam na dúvida se eles continuarão sendo pagos em 2023.
Para entender melhor essa situação e saber se há chances de os pagamentos dos dois auxílios seguirem no próximo ano, continue acompanhando o texto abaixo.
Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista continuarão em 2023?
A chamada “PEC Kamikaze”, medida que criou os dois auxílios, vale somente até dezembro de 2022. Portanto, para que os benefícios continuem no próximo ano, o novo governo teria que editar um novo projeto para isso.
Além disso, confira também
PENTE-FINO no Auxílio Brasil pode estar a caminho; veja como ele pode te afetar
No entanto, não há propostas do governo eleito para seguir com os pagamentos do Auxílio Caminhoneiro e do Auxílio Taxista em 2023.
No momento, a prioridade do próximo governo é manter a parcela de R$ 600 do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, e pagar o benefício adicional de R$ 150 por crianças de até 6 anos de idade entre participantes do programa.
Sendo assim, a expectativa é que os pagamentos do próximo dia 10 sejam os últimos de ambos os auxílios, que foram criados em caráter emergencial.
Auxílios são vistos como ‘medida eleitoral’
A lei eleitoral brasileira impede a criação de novos benefícios em ano de eleições. Apesar disso, o governo criou os auxílios para caminhoneiros e taxistas pouco antes das eleições de 2022.
Na época, a medida recebeu muitas críticas, pois foi vista como uma estratégia eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição. Para “driblar” a lei eleitoral, o governo criou os dois auxílios em caráter de emergência.
Por isso, como o governo eleito não direcionou suas propostas a estes benefícios, é pouco provável que os pagamentos continuem.
No entanto, existe a possibilidade de o governo pagar um valor extra agora em dezembro, mas isso ainda não está certo.
VEJA TAMBÉM
Bolsa Família 2023 – Previsões: calendário, valores pagos e quem recebe