Brasil domina lista de melhores universidades da América Latina; veja o ranking
Brasil é o país com mais instituições no ranking de melhores universidades da América Latina. Veja as que mais se destacam.
Um dos rankings educacionais mais respeitados do mundo revela que o Brasil tem sete universidades entre as 10 melhores da América Latina.
Composto por 197 universidades de 13 países, o ranking do Times Higher Education para a América Latina foi divulgado nesta quinta-feira (14). Além de dominar o top 10, o Brasil também é o país com o maior número de universidades na lista, 72 no total.
Confira no texto abaixo mais detalhes sobre o levantamento e veja quais são os principais destaques brasileiros no ranking.
Melhores universidades do Brasil no ranking
Entre as sete universidades brasileiras presente no top 10 da América Latina, segundo o Times Higher Education, há instituições de cinco estados diferentes.
No entanto, a 1ª posição é de uma universidade chilena pelo quarto ano consecutivo. Assim como na edição atual, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile liderou todas as últimas edições do levantamento.
Veja como ficaram as 10 primeiras colocações nesta última edição do ranking:
- Pontifícia Universidade Católica do Chile;
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
- Instituto de Tecnologia de Monterrey – México;
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Universidade do Chile;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Além disso, outras universidades brasileiras ainda aparecem nas posições seguintes do ranking, como a UFRJ (11), a Unesp (12), a PUC-RS (14) e a Universidade de Brasília (15).
A USP, universidade brasileira melhor colocada no ranking latino-americano do Times Higher Education, aparece na 2ª colocação pela sexta vez consecutiva.
Quais os critérios do ranking?
O Times Higher Education leva em consideração cinco quesitos para avaliar as melhores universidades, na seguinte ordem de relevância:
- Ensino;
- Pesquisa;
- Impacto de citação;
- Participação internacional;
- Receita da indústria.
O Brasil também tem a pontuação média mais alta no quesito Ensino, com índice de 55,6. Enquanto isso, o México fica em segundo lugar com 43,5 e o Chile em terceiro com 35,9.
Já em relação aos países com mais universidades na lista, depois do Brasil aparece o Chile em segundo lugar com 30, a Colômbia com 29 e o México com 26.
VEJA TAMBÉM: Nota do Enem para universidades particulares: como funciona?