Dicas para sair das dívidas – O que você pode fazer?

Confira algumas dicas que podem te ajudar a sair das dívidas em um momento em que a economia brasileira segue repleta de incertezas.

Com a crise econômica que o país vem enfrentando nos últimos anos, o endividamento do consumidor brasileiro subiu e chegou a atingir níveis recordes. Nesse cenário, muita gente busca por dicas para sair das dívidas e recuperar a saúde financeira.

Afinal, se a melhora da economia não depende só do consumidor e não há garantias de que o Brasil vá se recuperar, é importante se adaptar para não passar tanto aperto enquanto dias melhores não chegam.

Publicidade

Publicidade

Por isso, confira a seguir algumas dicas de especialistas para arrumar seu orçamento e sair das dívidas de maneira saudável.

1 – Planeje e organize seu orçamento

Dicas para sair das dívidas - O que você pode fazer?
Confira algumas dicas que podem te ajudar a sair das dívidas. Foto: Canva

A primeira coisa a se fazer é ter controle sobre suas finanças. Para isso, é importante criar metas para o decorrer do ano e planejar como fazer isso mês a mês.

Ou seja, você pode separar as dívidas por ordem de prioridade e estipular o valor necessário para deixá-las em dia.

Publicidade

Publicidade

Além disso, é fundamental controlar seus gastos e seus ganhos para executar suas estratégias. Nesse caso, vale a pena usar algum aplicativo ou criar uma planilha para manter o orçamento organizado.

2 – Cortar gastos desnecessários

Esta é uma questão que pode ser dolorosa, mas é essencial. Se você tem dívidas, é preciso abrir mão de algumas coisa, pois é difícil arrumar o orçamento sem adaptar seu padrão de vida à sua realidade.

Por isso, além de tentar diminuir contas essenciais, como tarifas de água e energia, vale a pena listar todos os seus gastos para saber se é possível cortar algum. Além disso, deixe para comprar coisas não essenciais apenas em caso de urgência.

3 – Tente negociar com credores e ‘derrubar’ dívidas com juros altos

Nesse caso, uma dica é ficar de olho em feiras de negociação, como a Serasa Limpa Nome, que chega a oferecer descontos de até 99%.

Além disso, também é recomendado priorizar as dívidas com juros maiores, pois elas têm mais potencial de virar uma bola de neve. Nesse tipo de situação, há casos em que um empréstimo com juros baixos, que seja suficiente para quitar uma dívida, pode valer a pena, mas é preciso tomar alguns cuidados.

4 – Procure uma forma de ter renda extra

Por fim, vale destacar que nem sempre diminuir os gastos vai ser suficiente, às vezes também é preciso aumentar a renda.

Publicidade

Publicidade

Para isso, você pode tentar fazer bicos durante seu tempo livre ou pesquisar produtos que possa vender, como bolos e artesanatos, ou revender, como roupas e acessórios.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário