Deu ruim! Muitos brasileiros ficam DESAPONTADOS com consulta de dinheiro esquecido. Entenda

A frustração com o dinheiro esquecido foi grande agora que beneficiários já sabem quanto têm a receber. Entenda o motivo aqui!


O Banco Central criou um site para consulta de dinheiro esquecido em instituições financeiras para devolver eventuais valores aos seus donos.

Mas muitos brasileiros ficaram desapontados com quanto tinham para receber. Há quem estivesse fazendo grandes planos para o dinheiro, mas no final tinham somente centavos para receber.

Aqui, você confere detalhes sobre o tema, descobre como consultar se possui dinheiro esquecido em bancos e quando acontece uma nova rodada de consultas e devoluções!

Consulta de dinheiro esquecido retorna valor pouco expressivo

Deu ruim! Muitos brasileiros ficam DESAPONTADOS com consulta de dinheiro esquecido. Entenda

De acordo com o Banco Central, há cerca de R$ 8 bilhões perdidos/esquecidos em bancos e esse valor será devolvido a quem tem direito.

O total alto chamou a atenção dos brasileiros a ponto de sobrecarregar a navegação na página de consulta do Banco Central, dificultando a verificação.

Então, a instituição financeira disponibilizou um novo endereço de consulta para que os brasileiros descobrissem se tem ou não dinheiro esquecido em bancos.

O problema é que só a partir do dia 7 de março, quando começou o agendamento das devoluções, os beneficiários puderam saber quanto tinham a receber. É justamente aí que veio a frustração!

Há vários relatos em redes sociais de pessoas que tinham poucos centavos a receber, sem gerar qualquer poder de compra para os beneficiários, muito menos de pagamento de dívidas.

Como consultar dinheiro esquecido?

Quer saber se tem direito ao dinheiro esquecido, ainda que seja somente centavos? É possível para sanar essa dúvida de forma simples, bastando realizar uma consulta no site do Banco Central, conforme passo a passo a seguir:

  1. Acesse o SVR (Sistema de Valores a Receber);
  2. Informe seu CPF (para pessoas físicas) ou CNPJ (para pessoas jurídicas);
  3. Digite sua data de nascimento ou de abertura da empresa;
  4. Clique em “consultar”.

Caso tenha algum valor disponível, o site informará isso e indicará que retorne à página de consulta no dia e horário especificados para agendar a devolução. Somente nessa data conseguirá saber quanto tem para receber.

Como solicitar a devolução?

Se tiver dinheiro esquecido a receber, deverá solicitar a devolução no site do Banco Central, o mesmo utilizado para consulta. Confira, a seguir, como funciona:

  1. Acesse o SVR (Sistema de Valores a Receber) e faça a consulta de CPF ou CNPJ;
  2. Verifique a data e horário de agendamento da devolução. Caso seja agora, clique em “acessar meus valores a receber”. Se não for, volte no dia e horário informados;
  3. Faça login na sua conta gov.br (é necessário ter nível prata ou ouro para acessar o serviço);
  4. Leia e aceite o termo de ciência;
  5. Verifique o valor a receber, a instituição, confira a origem e informações adicionais, se for o caso;
  6. Clique em “solicitar por aqui”, para receber via Pix em até 12 dias úteis. Digite sua chave Pix e dados pessoais. Guarde o protocolo gerado no atendimento, se precisar entrar em contato com o banco responsável pela devolução.

Além da opção de devolução por Pix, o site também exibe o botão “solicitar via instituição”. Neste caso, deve-se entrar em contato com o banco por telefone ou e-mail para combinar a forma de devolução do dinheiro esquecido.

Trata-se de uma alternativa um pouco mais trabalhosa, mas o prazo máximo ainda é de 12 dias para a devolução. Em caso de problema, entre em contato com a instituição financeira mais uma vez para relatar o ocorrido e exigir a solução.

Quando haverá uma próxima rodada de consultas e saques de dinheiro esquecido

Quem fez a consulta no site e teve uma resposta negativa ainda pode ter dinheiro esquecido para receber. O Banco Central informou que fará uma nova rodada de consultas a partir de 02 de maio e quem não entrou na primeira fase pode ser beneficiado nas próximas.

As datas de agendamento de devolução da segunda fase ainda não foram confirmadas, mas tudo indica que o processo de pagamento será feito conforme a primeira etapa do programa.

De acordo com o Banco Central, a segunda fase de consulta terá novas fontes de dinheiro esquecido, o que pode incluir pessoas que ficaram fora antes. Portanto, não deixe de realizar uma nova consulta quando liberada para saber se tem direito a receber algum valor!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.