Campinas abre agendamento para vacinação contra covid para maiores de 30 anos

Hoje começou o agendamento para a vacinação de pessoas a partir de 30 anos em Campinas, no interior de São Paulo. No município é obrigatório fazer o agendamento previamente para receber a imunização. Dessa forma, o cidadão consegue reservar a dose que vai tomar, além de escolher a data, horário e local de vacinação.

A Prefeitura de Campinas ressalta que o agendamento e o pré-cadastro para a vacinação são diferentes. O pré-cadastro é uma opção não obrigatória. Ele foi desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo para tornar o atendimento mais rápido no dia da vacinação. 

Publicidade

Publicidade

As pessoas, com mais de 30 anos, que fizerem o agendamento a partir de hoje vão ser imunizadas na semana que vem. A partir da próxima segunda-feira, dia 26 de julho, a Prefeitura da cidade vai mudar o esquema de aplicação de doses. 

A grande novidade é que está mudando a forma que a gente vai fazer a vacinação. Ela passa a ser diária em todos os centros de saúde da cidade e durante a semana a gente vai aumentar a capacidade de 33 mil por semana para 66 mil de segunda a sexta”, informou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben. 

Vacinação em Campinas 

Passo a passo para agendar vacinação contra covid em Campinas
Pessoas a partir de 30 anos podem fazer agendamento para vacinação contra covid em Campinas. Imunização para esse grupo começa na semana que vem. (Imagem: Allan Phablo/PMM)

De acordo com as últimas informações atualizadas pelo município, 820.196 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em Campinas até o momento:

  • 614.926 primeiras doses aplicadas;
  • 187.794 segundas doses aplicadas;
  • 17.476 doses únicas aplicadas.

Como fazer o agendamento para a vacinação contra covid em Campinas?

  1. Entre no site da Prefeitura de Campinas: vacina.campinas.sp.gov.br;
  2. Clique no botão “Agendamento” para visualizar todos os grupos que podem tomar a vacina;
  3. Escolha qual grupo você pertence. Lembre-se que pessoas com menos de 30 anos ainda não foram chamadas pela Prefeitura de Campinas para serem imunizadas para a covid-19;
  4. Leia as regras e orientações específicas para o grupo selecionado;
  5. Se todos os critérios forem atendimentos, clique em “Agende Aqui”;
  6. Informe o CPF de quem será vacinado;
  7. Leia e responda as perguntas que aparecerem na tela sobre autenticidade das informações prestadas;
  8. Insira os dados da pessoa que será vacinada;
  9. Escolha uma data, horário e local para a vacinação;
  10. Aguarde o comprovante de agendamento de vacinação que vai aparecer na tela. Só neste momento, o agendamento estará concluído!

Onde se vacinar contra a covid-19?

Em Campinas, os locais de vacinação fazem atendimento exclusivo para pessoas que fizeram o agendamento. 

Publicidade

Publicidade

A prefeitura da cidade liberou a imunização nas 64 unidades dos Centros de Saúde. Além disso, existem pontos específicos para a aplicação de doses contra a covid:

  • CVI – Centro de Vivência do Idoso na Lagoa do Taquaral: Avenida Doutor Heitor Penteado, s/nº. Portão 5 com área de estacionamento;
  • Escola CAIC Zeferino Vaz: Rua José Augusto de Mattos, s/nº. Parque Residencial Vila União;
  • Círculo Militar de Campinas: Avenida Getúlio Vargas, 200. Jardim Chapadão;
  • Casa da Criança Paralítica: Rua Pedro Domingos Vitali, nº 160. Parque Itália;
  • Centro de Imunização Noroeste (antigo prédio da NAED Noroeste): Rua Augusta Parreira Belinteni, s/nº (EM FRENTE AO NÚMERO 240). Vila Castelo Branco.

Em caso de dúvidas, a população pode ligar para a Central de Atendimento, pelo telefone 160. 

Não é possível escolher qual vacina tomar em Campinas

No início de julho, Campinas publicou regras rígidas para os chamados sommeliers de vacinas, ou seja, para aqueles que tentarem escolher qual vacina tomar. 

Pessoas que quiserem selecionar de qual fabricante será a dose aplicada, devem assinar um termo de recusa e vão para o final da fila de imunização. 

Já as pessoas que agendarem um horário para se vacinar e não comparecerem, só poderão marcar a aplicação novamente depois de 30 dias.

Vacina boa é vacina disponível. São todas aprovadas pela Anvisa, todas com efeitos muito bons”, ressalta Andrea Von Zuben, do Devisa. 

Desde junho, a Secretaria Municipal de Saúde registra casos de sommelier de vacina em Campinas. 

Projeto de vacinação contra covid-19 em empresas

Publicidade

Publicidade

Com o surgimento de casos da variante Delta na região, a Prefeitura de Campinas lançou um projeto de aplicação de vacinas em empresas parceiras. A Secretaria Municipal da Saúde Saúde vai oferecer doses e treinamento, mas as empresas vão ser responsáveis pelo transporte, armazenamento e pela contratação de um profissional de saúde para aplicar as vacinas nos funcionários. 

De acordo com a Prefeitura, nenhuma pessoa que não estiver inclusa no Programa Nacional de Imunização (PNI) será vacinada no programa. 

O chamamento de empresas interessadas a participar começou nesta terça-feira, dia 20 de julho. 

Fontes: Prefeitura de Campinas e G1

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário