Carnaval 2021: O feriado será mantido? O que se sabe até agora?

A pandemia de Covid-19 lançou um grande ponto de interrogação sobre vários eventos mundo afora. No Brasil, o Carnaval 2021 é debatido desde o ano passado, e a suspensão do evento já está confirmada em vários lugares.

Entre as alternativas encontradas até o momento, muitas capitais cancelaram festas públicas e particulares. Outros lugares chegaram a suspender o ponto facultativo do Carnaval, que acontece entre 15 e 17 de fevereiro. Enquanto isso, São Paulo, por exemplo, ainda não definiu como ficará o feriado neste ano.

Mas mesmo que grandes cidades ainda não tenham decidido se irão cancelar ou apenas adiar o Carnaval 2021, já está certo que em muitas delas as celebrações da data estão suspensas. Afinal, as festas de final de ano deixaram como consequência um grande aumento no número de casos e mortes por covid-19 em quase todo o país.

carnaval 2021

Um dos defensores de restrições para o evento é o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Em entrevista à exame, o governador disse que o ideal seria uma diretriz nacional para lidar com essa situação, mas que isso não deve acontecer.

Por conta disso, Dino tem conversado com outros governadores do Nordeste para buscar uma solução conjunta, pois para ele não faz sentido ser feriado em um lugar e em outro não.

Em Alagoas, o governador Renan Filho (MDB) anunciou a suspensão do ponto facultativo da data em todo o estado. Entretanto, Filho também aguarda a definição de outros estados antes de bater o martelo sobre a decisão. De qualquer forma, o governador ressalta que não é momento de aglomerações.

Outro estado que deve suspender o ponto facultativo é o Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário de Saúde Geraldo Resende, que é a favor da medida, a decisão deve sair ainda nesta semana.

O que já se sabe sobre o Carnaval 2021

Como o Carnaval não é um feriado oficial, alguns lugares já anunciaram a suspensão do ponto facultativo para evitar viagens e aglomerações, como é o caso do Ceará.

Algumas cidades estudam transferir os pontos facultativos para outras datas. Enquanto isso, o Rio de Janeiro manteve a terça-feira de Carnaval (16) e o ponto facultativo da segunda (15), mas cancelou festas e eventos.

Confira a seguir o que já se sabe sobre o Carnaval 2021 em alguns dos principais destinos de foliões.

Rio de Janeiro

No final do ano passado, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) anunciou que os desfiles aconteceriam em julho. Mas o prefeito Eduardo Paes (DEM) afirmou que a festa não deve acontecer nem nome do ano.

Segundo Paes, não tem como imaginar que a cidade tenha condições de realizar o evento em julho. No entanto, o feriado segue mantido, conforme já dissemos.

São Paulo

Em São Paulo, a única coisa que se sabe até o momento é que o Carnaval 2021 está adiado. Entretanto, a cidade ainda não definiu a questão dos pontos facultativos e também não tem previsões para novas datas para o evento.

Em nota, a Prefeitura comunicou que a ideia é articular com outros centros carnavalescos, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife uma data conjunta para o Carnaval. Mas o evento na cidade está condicionado à imunização da população contra a Covid-19.

Salvador

Salvador não terá festividades de Carnaval em 2021, e o governador Rui Costa (PT) afirmou que não haverá incentivos a comemorações na Bahia. Além disso, os pontos facultativos de segunda, terça e quarta-feira da semana do Carnaval foram cancelados na capital por decisão conjunta do governo baiano e da Prefeitura de Salvador.

Recife

A capital pernambucana também cancelou o Carnaval 2021, mas o governo do Estado ainda não anunciou alterações no calendário. Além de Recife, outro tradicional centro carnavalesco de Pernambuco, Olinda, também cancelou a festa.

Fortaleza

Por determinação do governo estadual, festas públicas e privadas, sejam elas em locais abertos ou fechados, estão proibidas em Fortaleza.

Além disso, o governador Camilo Santana (PT) também cancelou os pontos facultativos na segunda e terça-feira de Carnaval em todo o estado.

Belo Horizonte

Belo Horizonte é outra cidade que irá restringir as celebrações de Carnaval neste ano. A capital mineira suspendeu autorizações para eventos públicos e privados, e não terá pontos facultativos na semana de Carnaval.

Florianópolis

As festas e belas praias da ilha costumam atrais muitos turistas durante o feriado, mas a Prefeitura decidiu que não haverá celebrações neste ano. Florianópolis também cancelou os desfiles das escolas de samba e blocos de rua.

Segundo a Prefeitura, as festas só devem acontecer após a população for vacinada. Em relação ao feriadão, ele segue mantido, mas a possibilidade de suspender o ponto facultativo ainda não foi descartada.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário