CNH Social ES: inscrições para habilitação social terminam nesta sexta-feira (01)

Hoje, 1º de abril, é o último dia para fazer a inscrição na CNH Social ES. Veja quem pode participar, como se inscrever e mais detalhes!


Quem quiser participar do programa CNH Social ES, para emitir a Carteira Nacional de Habilitação, adicionar ou mudar a categoria, deve se inscrever até hoje, 1º de abril!

Neste ano, o Detran ES abriu 10 mil vagas. Esse é considerado o maior edital da história da iniciativa no estado. Em 2019 e 2021, últimas edições do programa, foram disponibilizadas 20 mil oportunidades.

O que é a CNH Social?

CNH Social ES: inscrições para habilitação social terminam nesta sexta-feira (01)
Veja como funciona o CNH Social ES. Inscrições terminam hoje! (Imagem: Detran ES / Divulgação)

CNH Social é um programa que é realizado em diversos estados brasileiros, com o objetivo de incentivar à emissão da carteira de motorista entre a população de baixa renda, que normalmente, não tem condições para arcar com os custos de taxas, testes e exames que são necessários durante o processo de tirar a CNH. 

De acordo com o Governo do Espírito Santo, um dos objetivos da CNH Social ES é proporcionar oportunidade de emprego para quem tira a carteira, pois muitas vagas de trabalho requerem o documento. 

Como se inscrever para a CNH Social no Espírito Santo?

As inscrições para a CNH Social ES devem ser feitas pela internet. Veja o passo a passo:

  1. Entrar no site do Detran ES;
  2. Clicar na aba “CNH Social” ou no banner do programa, que está na capa do site;
  3. Informar as informações solicitadas, de acordo com o que está registrado no CadÚnico.

Os critérios para participar são:

  • Estar com cadastro ativo no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal. Os dados devem ter sido lançados na Base Nacional do Cadastro até 12 de fevereiro de 2022;
  • Ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição;
  • Residir no Espírito Santo;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Não estar judicialmente impedido de ter CNH., 

Pessoas com deficiência também podem participar do programa, que reserva 5% das vagas disponíveis para esse público. 

Após as inscrições, os cidadãos selecionados devem fazer as matrículas nos Centros de Formação de Condutores e Clínicas Médicas credenciadas. Esse processo será dividido em três momentos durante o ano:

  • Primeiro grupo (4 mil selecionados): matrícula entre 12h do dia 04/04/2022 até às 23h59 min de 18/04/2022;
  • Segundo grupo (3 mil selecionados): matricula entre 12h do dia 06/06/2022 e 23h29min do dia 20/06/2022;
  • Terceiro grupo (3 mil selecionados): matrícula entre 12h de 22/08/2022 e 23h59min de 05/09/2022. 

Quais categorias de carteira são ofertadas?

Os participantes do CNH Social ES pode escolher dentre diversas categorias para emissão, adição ou alteração das modalidades da carteira de motorista. Veja só:

  • Primeira habilitação categoria A (moto);
  • Primeira habilitação categoria B (carro); 
  • Adição da categoria A (moto);
  • Adição da categoria B (carro);
  • Mudança para categoria D (vans e ônibus);
  • Mudança para categoria D (caminhão e carreta).

De acordo com o Detran ES, após o candidato escolher uma das opções acima no momento da inscrição, não é mais possível alterá-la. 

Quando e como consultar o resultado da CNH Social ES

As inscrições vão até às 23h59min desta sexta-feira, dia 1º de abril. O resultado, com a lista de nomes selecionados para participarem do programa, será divulgada às 12h do dia 04/04/2022, no site do Detran ES. 

Os candidatos que forem aprovados devem prestar atenção aos prazos das três fases de matrículas, que variam de acordo com a ordem de classificação. De acordo com o órgão de trânsito, é de inteira responsabilidade dos cidadãos chamados acompanharem as publicações oficiais para não perder as datas de matrícula. 

Quem não for chamado neste primeiro momento, ainda pode participar da chamada única de suplentes. Ela será divulgada no dia 27/10/2022, a partir das 12h, também no site do Detran ES.

Essa lista é criada para preencher as vagas que restaram, pois durante o processo de habilitação, muitos candidatos são desclassificados por não respeitarem os prazos estabelecidos. 

Outros estados com programas de Habilitação Social

Acre

No Acre, as inscrições para o CNH Social foram encerradas no dia 6 de março. Elas ficaram abertas por 20 dias e disponibilizaram 2001 vagas. 

Amazonas

No Amazonas, a CNH Social é realizada na capital e no interior do estado.  O governo estadual espera disponibilizar 20 mil vagas do programa até dezembro de 2022.

Distrito Federal

As inscrições para o programa Habilitação Social 2022 começam no dia 25 de abril e vão até 25 de maio. Das cinco mil vagas disponibilizadas, 1.500 são para a modalidade Estudante Habilitado e 3.500 para a modalidade Cidadão Habilitado. 

Goiás

A CNH Social Goiás abriu o maior número de vagas neste ano: foram 11 mil oportunidades, que tiveram o período de inscrição finalizado em fevereiro. O programa é dividido em três modalidades: estudantil, urbana e rural. 

Mato Grosso do Sul

As inscrições para o CNH Social MS ainda não foram abertas, mas o edital está na fase final, antes de ser publicado. O programa vai disponibilizar cinco mil vagas, para quem não tem condições financeiras para pagar todos os processos e taxas de emissão da carteira de motorista, que estão estimados em R$ 2800,00

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!