Como consultar saldo do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem

Beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar no aplicativo Caixa Tem se a parcela já está disponível, bem como o valor que receberão. Aqui, você confere como utilizar esse serviço e mais informações sobre o programa e app. Acompanhe!

Consulte o saldo do Auxílio Brasil pelo aplicativo do Caixa Tem

Conta social digital Caixa Tem

A conta social digital Caixa Tem foi criada em 2020 para pagamento do Auxílio Emergencial. Depois, foi estendida a outros programas sociais do governo, como o antigo Bolsa Família e atual Auxílio Brasil.

Publicidade

Publicidade

Trata-se de uma poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal para beneficiários de programas sociais. Para facilitar a movimentação da conta, o banco lançou um aplicativo.

Nele, o usuário consegue realizar serviços bancários básicos como consulta de extrato e transferências, além de utilizar o app para pagamento de boletos e compras. Vale lembrar que a conta não possui cartão físico, mas o usuário pode gerar um cartão virtual no aplicativo ou pagar compras por QR Code.

Auxílio Brasil: como consultar saldo pelo Caixa Tem

É simples consultar o saldo do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem! A seguir, apresentamos um passo a passo de como utilizar esse serviço de forma rápida e prática:

Publicidade

Publicidade

  1. Faça o download do aplicativo Caixa Tem na Play Store ou App Store;
  2. Em seguida, toque no ícone do aplicativo e selecione “entrar”;
  3. Posteriormente, informe seus dados pessoais. Caso ainda não tenha cadastro, efetue um com registro de senha de acesso;
  4. Então, no menu principal, selecione “Auxílio Brasil – consulte seu benefício”;
  5. Em conclusão, clique em “ver meu benefício”.

O aplicativo exibirá automaticamente informações sobre o benefício, se está ativo, quando será liberado, entre outros dados. Também será possível verificar calendário de pagamentos, como receber seu benefício e relatar problemas com o Auxílio Brasil.

Como funcionam os pagamentos

O pagamento do Auxílio Brasil é feito da mesma forma que o Bolsa Família. Na data de liberação da parcela, conforme calendário, quem possui o cartão do Bolsa Família consegue sacar o benefício normalmente em lotéricas e agências bancárias da Caixa.

Já quem recebe o Auxílio Brasil somente pelo Caixa Tem precisa gerar um código autorizador de saque no aplicativo para conseguir tirar o dinheiro da conta. Veja, a seguir, como obter seu código:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Selecione “saque sem cartão”;
  3. Toque em “gerar código para saque”.

Pronto! Assim que concluir esse passo a passo o código será exibido e tem validade de uma hora, portanto, tente utilizá-lo nesse período. Caso não consiga, é só gerar um novo código repetindo as orientações acima.

Sua conta Caixa Tem está bloqueada? Então, faça o desbloqueio em uma agência da Caixa Econômica Federal ou uma lotérica. Na ocasião, tenha consigo documentos pessoais (RG e CPF) para identificação e agilização do serviço.

Em conclusão, o saque está disponível em três canais da Caixa: lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal.

Calendário de pagamento em dezembro

Publicidade

Publicidade

O pagamento do Auxílio Brasil é feito de acordo com um calendário específico que tem datas definidas conforme o dígito final do NIS dos beneficiários. Confira, a seguir, quais são as datas de pagamento de dezembro:

  • contém NIS final 1: 10 de dezembro;
  • com NIS final 2: 13 de dezembro;
  • NIS final 3: 14 de dezembro;
  • contém NIS final 4: 15 de dezembro;
  • com NIS final 5: 16 de dezembro;
  • NIS final 6: 17 de dezembro;
  • contém NIS final 7: 20 de dezembro;
  • com NIS final 8: 21 de dezembro;
  • NIS final 9: 22 de dezembro;
  • NIS final 0: 23 de dezembro.

Auxílio Brasil de R$ 400 deve sair em 2022

Conforme esperado, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios foi aprovada na última quinta-feira (02/11) no plenário do Senado. Agora, ela retornará para a Câmara onde passará por uma nova votação.

Certamente, se aprovada nessa fase final, a proposta viabilizará uma promessa do governo, a de pagar um Auxílio Brasil de R$ 400,00. Mas, a resposta definitiva deve sair somente em 2022.

Vale lembrar que 2022 é ano de eleição presidencial. Entretanto, desde a metade de 2021, o governo vem tentando implementar programas sociais para melhorar a popularidade e imagem do presidente, que deve tentar a reeleição.

Publicidade

Por fim, o governo ainda pretende aumentar o número de beneficiários do Auxílio Brasil. Vale lembrar que atualmente ele contempla somente quem já pertencia ao Bolsa Família e a proposta é ampliar para 20 milhões de pessoas, mas ainda não há detalhes sobre o custo dessa ampliação e de onde sairia o dinheiro para bancá-la.

Publicidade

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar