Como desativar o pagamento por aproximação no PicPay?

Elouise Lopes

14/08/2022

O PicPay é uma das fintechs que oferecem pagamento por aproximação em seus cartões. Porém, a adesão desse recurso pelos usuários não é total.

Nesse caso, vale a pena conhecer mais detalhes a respeito do recurso.

A seguir, você fica sabendo como desativar o pagamento por aproximação do PicPay, como ele funciona, se esse recurso é seguro e se é possível reativar a função depois de desativá-la. Confira!

Como desativar o pagamento por aproximação no PicPay?

Para desativar a função de pagamento por aproximação do PicPay, o usuário deve ter o aplicativo da fintech, que se encontra disponível nas lojas do Android e do iOS, instalado no celular.

Tendo o aplicativo devidamente instalado no celular, as seguintes ações devem ser realizadas:

  1. Fazer login na conta digital do PicPay, utilizando CPF e senha;
  2. Procurar a opção “configurações do cartão” e acessá-la;
  3. Em uma tela, o usuário deve observar o botão da opção “Compras por Aproximação” e apertar para desativar a função.

Depois de fazer esse passo a passo, a função de pagamento por aproximação estará desabilitada. Até que o usuário altere a configuração outra vez, não será possível fazer pagamentos apenas aproximando o cartão PicPay, nem dispositivos que contenham tecnologia NFC.

Como funciona o pagamento por aproximação do PicPay?

De maneira resumida, o pagamento por aproximação é um método de pagamento que exclui a necessidade de o consumidor inserir o cartão de crédito ou débito em uma máquina na hora de pagar compras.

Com essa função, o usuário apenas precisa aproximar o cartão da máquina em que o pagamento deve ser realizado. Não é à toa que esse tipo de pagamento também é conhecido como pagamento via contactless, pois precisa apenas de um pequeno contato para que a transação seja realizada.

Muitas vezes, não há nem mesmo necessidade de digitar o PIN do cartão para seguir com a ação de pagamento.

O pagamento por aproximação é possível a partir da tecnologia NFC, mencionada anteriormente. A sigla significa Near Field Communication, que quer dizer “Comunicação de Campo Próximo”. Ou seja, basta aproximar um campo de outro para que haja troca de informação entre eles.

Cada instituição financeira que oferece conta com a tecnologia NFC em seus cartões estabelece seu próprio limite para que o pagamento por aproximação seja utilizado sem a necessidade de digitar uma senha.

O pagamento via contactless do PicPay é limitado ao valor de R$ 200. Isso quer dizer que, até esse valor, uma senha não é exigida para que a operação seja realizada. Caso a compra exceda esse valor, o cliente precisa digitar a senha, para que a transação seja analisada e a compra seja aprovada.

Pagamento por aproximação é seguro?

Diferentes instituições financeiras afirmam que o pagamento por aproximação é o método mais seguro na hora de proteger o usuário contra roubo de dados.

Se o cliente opta por usar o cartão virtual, as chances de os dados serem roubados e o cartão ser clonado são baixas. Isso porque logo após uma determinada operação ser realizada, as informações sobre o cartão utilizado são excluídas.

Para usar o cartão virtual e manter essa segurança, basta registrar o cartão virtual na carteira digital do celular, relógio ou etiquetas inteligentes, desde que possuam a NFC.

Em todo caso, é importante que o usuário tenha cuidado na hora de realizar pagamentos, para evitar cair em golpes e fraudes.

Posso reativar a função depois?

Sim, depois de desativar a função de pagamento por contactless, é possível desfazer a ação, também pelo aplicativo. O usuário só precisa seguir o passo a passo descrito anteriormente para ativar a função outra vez.

O cliente PicPay pode ativar e desativar a função sempre que desejar, por meio da plataforma digital.

Veja também: Cashback PicPay: como funciona? Tire todas as suas dúvidas

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta