Concurso IBGE/Censo 2021: mais de 180 mil vagas abertas! Inscreva-se!

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu inscrições para o concurso do Censo Demográfico 2021. Ao todo, são 181.898 vagas para recenseador e para ocupar uma delas o candidato precisa ter ensino fundamental completo, no mínimo.

As inscrições vão até 19 de março, às 23h59, no site oficial do Cebraspe, que é o organizador do concurso. Os inscritos pagarão uma taxa de R$ 25,77 para participação no processo seletivo.

Mas, há casos de isenção de taxa: quem é inscrito no CadÚnico (pertence a uma família de baixa renda) e doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Interessado em se inscrever no Concurso IBGE/Censo 2021? Então, confira aqui mais informações sobre o processo seletivo e saiba como fazer sua inscrição!

concurso ibge censo 2021

Concurso IBGE/Censo 2021: quantidade e distribuição de vagas

O concurso preencherá 181.898 vagas para recenseador e tais oportunidades são distribuídas em 5.297 munícipios em todo o país, podendo abranger bairros, favelas, locais de difícil acesso, comunidades quilombolas e aldeias indígenas.

A princípio, o recomendado é que os recenseadores aprovados no concurso sejam residentes desses locais de trabalho, para gerar economia de despesas com transporte e aumentar a produtividade de visitas.

Mas, como é a distribuição de vagas do concurso IBGE/Censo 2021 para recenseadores? Confira as regiões e quantidade de vagas:

  • Sudeste: 79.347;
  • Nordeste: 46.234;
  • Sul: 28.325;
  • Centro-Oeste: 14.614;
  • Norte: 13.378.

Como é o processo seletivo do concurso IBGE/Censo 2021

Segundo o IBGE e Cebraspe, o processo seletivo do concurso Censo 2021 é composto por prova objetiva aplicada presencialmente no dia 25 de abril.

A aplicação da prova ocorrerá em todos os municípios em que há vagas, mas o candidato pode escolher um diferente do que irá trabalhar.

Trata-se de uma prova de caráter eliminatório e classificatório, com duração de quatro horas, aplicada no período da tarde. O conteúdo é o seguinte:

  • Língua portuguesa: 10 questões;
  • Matemática: 10 questões;
  • Ética no serviço público: 5 questões;
  • Conhecimentos técnicos: 25 questões.

Durante a aplicação da prova do concurso IBGE/Censo 2021, os candidatos devem seguir protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscaras, manter distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores e utilizar álcool em gel para higienização das mãos.

O candidato que descumprir essas medidas de proteção contra o novo coronavírus será eliminado do concurso e sua prova é anulada.

Gabarito e resultados concurso IBGE/Censo 2021

A divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia seguinte da aplicação da prova, ou seja, em 26 de abril, a partir das 19 horas, no site do Cebraspe.

O resultado oficial e final será liberado no dia 27 de maio, com início da contratação em julho. Mas, os trabalhos em campo devem começar em agosto.

Duração de contrato e benefícios

A princípio, a previsão de duração do contrato de trabalho é de três meses, mas poderá ser prorrogado se as atividades do Censo Demográfico 2021 não terminarem nesse prazo, bem como se houver disponibilidade de recursos.

Os aprovados no concurso têm direito a uma remuneração calculada por produção, considerando os seguintes fatores:

  • Quantidade de unidades visitadas;
  • Taxa de remuneração do setor censitário;
  • Número de questionários respondidos;
  • Quantidade de pessoas recenseadas.

Isso quer dizer que não há um piso salarial, muito menos um teto, a remuneração é estabelecida de acordo com a produtividade do recenseador. Quanto mais coletas fizer, maior os seus ganhos.

Para possibilitar que o candidato tenha uma previsão de quanto pode ganhar por mês, o IBGE lançou um hotsite do Censo 2021 com um simulador de remuneração.

Um detalhe importante: o recenseador não tem horário fixo de trabalho, mas se espera que trabalhe pelo menos 25 horas por semana, inclusive em finais de semana e feriados.

Todo recenseador aprovado no concurso tem direito ao 13º salário e férias proporcionais aos dias de trabalho e remuneração. Para exercer suas funções, os aprovados passarão por um treinamento de 5 dias, com carga de 8 horas diárias.

Como se inscrever no concurso IBGE/Censo 2021

A inscrição é exclusivamente feita no site do Cebraspe. Confira, a seguir, um passo a passo para efetuá-la:

  1. Acesse o site do Cebraspe;
  2. Clique em “fazer inscrição”;
  3. Se já tiver cadastro, informe seu CPF e senha. Caso não tenha, clique em “não tenho cadastro” e faça um;
  4. Preencha o formulário de inscrição;
  5. Finalize a inscrição e gere o boleto para pagamento da taxa, se não for isento.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Deixe seu comentário