Cuidado com este GOLPE DO DIA DOS PAIS no WhatsApp

Felipe Matozo

12/08/2022

O Dia dos Pais acontece neste domingo (14/08), e, como esta é uma data comemorativa que movimenta o comércio, criminosos aproveitam para aplicar golpe via WhatsApp.

A empresa de segurança Kaspersky identificou uma nova fraude em que golpistas tentam roubar as chaves Pix das vítimas, conforme explicaremos melhor no texto abaixo.

Como funciona o golpe do Dia dos Pais no WhatsApp?

De acordo com Kaspersky, o chamado golpe do “saque gratuito” promete um resgate de R$ 50 em comemoração ao Dias dos Pais.

Para isso, os golpistas abordam as vítimas por WhatsApp com uma mensagem que diz “Parabéns, você ganhou!” acompanhada de um link falso de um suposto banco, como na imagem abaixo:

golpe do dia dos pais no whatsapp

Demonstração do golpe do “saque gratuito”. Imagem: Reprodução/NoDetalhe

Ao clicar sobre o link, a página inicial da fraude informa que o usuário precisa fornecer sua chave Pix, que deve ser o celular ou CPF, para que o resgate seja liberado.

Para tentar dar uma impressão de credibilidade para o golpe, a página reúne falsos comentários de pessoas elogiando a medida. No entanto, isso é uma imagem montada para tentar convencer a vítima de que a operação é autêntica.

Além disso, a fraude ainda estimula a vítima a compartilhar a mensagem com outros contatos, alegando que isso é necessário para receber o dinheiro.

Como se proteger do golpe?

Segundo a Kaspersky, mesmo que a fraude não solicite outros dados pessoas, a chave Pix pode ser utilizada para golpes no WhatsApp.

Afinal, os criminosos podem usar a informação para se passar pela vítima e pedir dinheiro de seus amigos e familiares. Além disso, é comum que a chave seja o número do celular ou CPF do usuário, informações sensíveis que podem ser vendidas.

Por isso, a empresa de segurança alerta que é necessário sempre suspeitar de links que chegam por e-mail, SMS ou WhatsApp, principalmente quando o endereço é estranho.

Além disso, também é importante verificar se o link é autêntico, se não redireciona para locais suspeitos, entre outras questões. Outra dica é pesquisar no site oficial da empresa se a notícia ou oferta é verdadeira.

Para mais dicas sobre como se proteger de golpes envolvendo o Pix, aproveite para conferir nosso material sobre o assunto.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta