Cuidado com GOLPE do EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda não foi regulamentado, e ofertas desse tipo para beneficiários são tentativas de golpe.


No início de julho, o Senado aprovou a medida provisória (MP) que estende ofertas de empréstimo consignado para beneficiário do Auxílio Brasil, e estelionatários estão usando isso para golpe nos beneficiários do programa.

Como a medida ainda não foi regulamentada pelo Ministério da Cidadania, bancos e instituições financeiras não podem oferecer este tipo de crédito, por enquanto.

Mas a aprovação da MP gerou confusão em alguns beneficiários, que acharam que o empréstimo já estaria disponível, e golpistas estão se aproveitando desta situação.

Empréstimo do Auxílio Brasil é golpe?

Cuidado com GOLPE do EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL
Empréstimo do Auxílio Brasil ainda não foi regulamento, então ofertas desse tipo são tentativas de golpe. Foto: Mikhail Nilov/Canva

Enquanto o empréstimo consignado do Auxílio Brasil não for regulamentado, as instituições não podem fazer esse tipo de oferta. Portanto, esse assédio contra beneficiários do programa representa uma tentativa de golpe.

Somente após a regulamentação da medida é que os bancos poderão oferecer crédito consignado para quem recebe o Auxílio Brasil.

O alerta sobre assédios contra beneficiários do programa já vinha sendo feito pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), que previu a investida de empresas e golpistas sobre a população mais carente.

“Essas pessoas já vivem em condição de vulnerabilidade extrema e vão ser assediadas para contratação desses serviços”, destacou a coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Idec, Ione Amorin.

Como funciona o golpe?

Para tentar aplicar o golpe contra pessoas vulneráveis, estelionatários conseguem acesso a dados de beneficiários do Auxílio Brasil e entram em contato para oferecer o empréstimo.

Em entrevista para a Agência O Globo, a beneficiária Mirian Silva Guimarães, de São Gonçalo (RJ), contou que recebeu duas ligações oferecendo esse crédito. Segundo ela, uma pessoa desconhecida estava com todos os seus dados pessoais e ofereceu um empréstimo de R$ 2.500 que cairia na conta no mesmo dia.

Portanto, é muito importante ter cuidado com este tipo de oferta para não ser vítima de golpe. Além disso, mesmo após a regulamentação, o empréstimo do Auxílio Brasil não será uma oferta vantajosa para muitas pessoas por conta dos juros altos.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.