Curitiba retoma vacinação contra covid para pessoas com 38 anos dia 22 de julho e para 37 anos na sexta, 23 de julho
A Prefeitura de Curitiba retomou a vacinação contra covid-19 nesta quinta-feira, dia 22 de julho. A capital paranaense tem sofrido com o término rápido dos estoques de imunizantes, o que leva ao atraso do calendário de vacinação da população.
Veja como está a imunização para hoje e amanhã:
- Quinta-feira (22 de julho): Primeira dose para pessoas com 38 anos completos nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro. Segunda dose para pessoas imunizadas com a primeira dose de Coronavac em 27 de junho e com a Astrazeneca em 27, 28 e 29 de abril.
- Sexta-feira (23 de julho): Pessoas com 37 anos completos. Não há programação para aplicação da segunda dose neste dia.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, não haverá a repescagem de grupos anteriores por conta do número limitado de doses que chegaram à capital.
Como fazer para tomar a vacina contra covid-19 em Curitiba?
É recomendado que os curitibanos façam o pré-cadastro na plataforma Saúde Já, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular com o mesmo nome. Esse processo agiliza o atendimento da população no dia da vacinação.
No dia da imunização, o cidadão precisa levar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante atualizado de endereço. Caso o comprovante esteja no nome do cônjuge é necessário levar certidão de casamento ou de união estável.
Locais de vacinação em Curitiba
Pavilhão da Cura
- Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
US Ouvidor Pardinho
- Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
Centro de Referência, esportes e atividade física
- Rua Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra
US Salvador Allende
- Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado
US Parigot de Souza
- Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
6 – US Vila Diana
- Rua René Descartes, 537 – Abranches
Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
- Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri
US Jardim Paranaense
- Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
US Visitação
- Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
US Camargo
- Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
US Uberaba
- Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
Clube da Gente CIC
- Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, nº 700
US Vila Feliz
- Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
US Aurora
- Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
US Pinheiros
- Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
US Orleans
- Av. Ver. Toaldo Túlio, 4577 – Orleans
Rua da Cidadania do Tatuquara
- Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
Rua da Cidadania do Fazendinha
- Rua Carlos Klemtz, 1.700
Ocupação de leitos em Curitiba
Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou a ocupação de leitos em 68%. Foi a primeira vez que esse índice ficou abaixo dos 70% nos últimos 282 dias. Em 12 de outubro do ano passado, ele ficou em 63% pela última vez.
De acordo com o último balanço de dados, dos 490 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19, 157 estão livres. Já a taxa de ocupação dos 532 leitos de enfermarias SUS covid-19 está em 61%, o que significa que há 209 leitos vagos.
Ainda sim, a Prefeitura de Curitiba ressalta que ainda não é o momento de comemoração na capital paranaense.
A redução na taxa de ocupação, porém, não é motivo para os curitibanos baixarem a guarda contra a pandemia. Nesta quarta, foram registrados 510 novos casos de covid-19 e 16 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Oito destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas.”, afirma em nota.
Os números totais da covid-19 em Curitiba são:
- Casos confirmados – 255.417;
- Casos ativos – 7.037;
- Pessoas recuperados – 241.851;
- Óbitos – 6.529.
Até agora, 928.017 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Os curitibanos que receberam a segunda dose chegam a 298.026 pessoas. Há também os que tomara dose única, que são 36.790 pessoas.
De uma forma geral, 66,4% dos moradores de Curitiba com mais de 18 anos já receberam pelo menos uma dose do imunizante anticovid.
Vacinação contra a covid-19 no Paraná
Dados de estudo da Secretaria de da Saúde do Paraná, divulgado nesta quarta-feira, 21 de julho, revelam que o Estado está em quinto lugar no ranking dos que mais vacinaram a população adulta com pelo menos uma dose, de forma proporcional.
No Paraná, 3,71% dos paranaenses já receberam a primeira dose ou a dose única.
Agora que atingimos seis meses de vacinação, eu olho para trás e vejo quanto esforço, quanta vontade de atender. Aviões atravessando os céus do Paraná, veículos transportando as vacinas pelas estradas, assim como os nossos caminhões de insumos, que não pararam de rodar durante todo esse período”, exaltou o Secretário de Saúde, Beto Preto.
Neste ranking, o Paraná fica atrás do Mato Grosso do Sul (em primeiro lugar), Rio Grande do Sul, Espírito Santo e São Paulo (quarta posição).
Fontes: Bem Paraná, Prefeitura de Curitiba e AEN