Detran: quanto tempo demora para a multa aparecer no sistema?

Felipe Matozo

28/06/2023

Se você já se perguntou quanto tempo demora para a multa aparecer no sistema, saiba que o Detran tem até 30 dias para lançar uma multa no seu sistema.

Este prazo começa a contar a partir do dia da ocorrência da infração, independentemente da forma como ela foi registrada.

Para entender melhor esta e outras questões sobre o assunto, continue acompanhando o texto abaixo. Nele, vamos abordar outros pontos importantes sobre este tema.

Quanto tempo demora para o Detran registrar uma multa?

Detran quanto tempo demora para a multa aparecer no sistema

Entenda quanto tempo demora para a multa aparecer no sistema do Detran. Foto: Kindel Media/Canva

Conforme já adiantamos, o prazo para o Detran emitir uma notificação de multa é de 30 dias, contando dias úteis e fins de semana.

Este prazo é o mesmo para as diferentes formas de aplicação da multa. Ou seja, vale tanto para multas por meio eletrônico, como radares, ou pessoalmente por agentes de fiscalização.

A notificação é enviada ao proprietário do veículo pelos Correios ou por meios eletrônicos.

E se o Detran não registrar a multa em 30 dias?

Se o Detran não emitir a multa dentro deste prazo de 30 dias, ela não será aplicada. Isso significa que, se a notificação não for expedida dentro deste período, o proprietário do veículo não será responsabilizado pela infração.

Mas quanto tempo demora para multa entrar no sistema?

Embora o prazo para a emissão da multa seja de 30 dias, o tempo que a multa demora para aparecer no sistema, ou seja, ficar disponível para consulta, pode variar conforme o estado e o seu respectivo Departamento de Trânsito (Detran).

Sendo assim, o prazo para a multa ser postada no sistema vai depender da agilidade do órgão de trânsito.

Como ver se levei uma multa no mesmo dia

Infelizmente, ainda não existe uma tecnologia que permita verificar se você recebeu uma multa de trânsito no mesmo dia da infração. Portanto, é necessário aguardar o prazo de 30 dias para que a multa seja lançada no sistema do Detran e ficar de olho.

Como saber se fui multado?

O Detran envia notificações para a casa do proprietário do veículo. Hoje em dia, essa consulta também pode ser feita pela internet, no site do Detran do seu estado ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Para realizar a consulta, o motorista precisa informar o número da placa e do RENAVAM do veículo.

Posso recorrer de uma multa?

Sim, é possível recorrer de multas. Nesse caso, o prazo para apresentar um recurso é de até 30 dias a partir da data de recebimento da notificação.

O recurso deve ser apresentado diretamente ao órgão emissor da multa. Se você perceber que houve algum erro na aplicação, é possível elaborar um recurso para ter a chance invalidar a multa.

Entender o processo de notificação de multas pelo Detran é essencial para todos os motoristas. Lembre-se de que o Detran tem até 30 dias para emitir uma notificação de multa e que, se não o fizer dentro deste prazo, a multa não será aplicada.

Além disso, é importante saber que você pode recorrer de multas dentro de um prazo de 30 dias a partir da data de recebimento da notificação. Mantenha-se informado e dirija com segurança.

Você também pode gostar de ler
Não pare NESTES LUGARES o seu carro, pois você SERÁ multado

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.