Detran RJ anuncia acordo para emissão de CNH em cartórios. Veja como funcionará
No Rio de Janeiro, uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) deve permitir que em breve seja possível realizar a emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em cerca de 300 cartórios em todo o estado.
Com o acordo entre o Detran RJ e os cartórios fluminenses, será a primeira vez que os motoristas do estado poderão emitir o documento fora do departamento.
O objetivo da parceria é atender a grande demanda causada pela pandemia de covid-19. Por conta das medidas de restrição para conter o avanço do novo coronavírus, os serviços do Detran ficaram suspensos e a fila de espera no departamento acabou crescendo.
Veja também: CNH vencida? Veja o que fazer se sua CNH venceu durante a pandemia
Quando será possível emitir CNH em cartórios do RJ?
Os motoristas do Rio de Janeiro ainda terão que esperar para aproveitar o serviço de emissão de CNH em cartórios. Isso porque as parcerias ainda dependem de treinamento dos funcionários dos cartórios para serem postas em prática.
Além disso, o Detran-RJ também deve instalar máquinas nos cartórios para que os serviço possa ser oferecido nos locais.
Enquanto isso, é importante lembrar que os prazo de vencimento das CNHs continuam suspensos por tempo indeterminado, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito. Portanto, ao menos por enquanto os motoristas fluminenses não precisam se preocupar em esperar a liberação deste serviço.
Em caso de dúvidas sobre o processo de renovação da CNH, basta acessar o site do Detran-RJ e conferir as informações disponíveis na plataforma.
Já para as pessoas que estão tirando a primeira habilitação em qualquer categoria, além das informações disponíveis no mesmo site, o Detran-RJ disponibiliza um vídeo explicando o passo a passo do processo:
Para não cometer erros na hora de solicitar a CNH, aproveite para conferir também nosso texto sobre cuidados para se tomar ao fazer a solicitação.