Detran RJ faz mutirão para emissão de RG para candidatos do Enem e outro vestibulares

Candidatos do Enem e de outros vestibulares de verão, que serão realizados neste ano, podem comparecer em qualquer unidade do Detran RJ no sábado, dia 6 de novembro, para participarem do mutirão de emissão de RG. 

O atendimento no dia do evento será por ordem de chegada, com a distribuição de senhas e sem a necessidade de agendamento. Os candidatos dos processos seletivos que desejarem fazer uma nova via do RG podem se apresentar em qualquer unidade do Detran RJ do estado, com o comprovante de inscrição dos exames,  certidão de nascimento original ou cópia autenticada ou certidão de casamento em mãos. 

Publicidade

Publicidade

Detran RJ promove multirão para emissão de RG para estudantes
Detran RJ vai fazer mutirão para emissão de RG para candidatos do Enem e vestibulares. (Imagem: Detran RJ / Divulgação)

Como será feito o mutirão para emissão de RG no Detran RJ?

No sábado, o atendimento dos estudantes para emissão do RG será realizado das 8h às 14h nas unidades do Detran RJ. A única exceção é para os postos em shoppings, em que o horário vai ser das 10h às 16h. 

Durante o mutirão serão emitidas a primeira e a segunda via da identidade. A primeira é gratuita, mas para a segunda, é preciso fazer o pagamento de uma taxa de R$ 41,79.

O presidente do órgão de trânsito, Adolfo Konder, faz um apelo para que os candidatos ao Enem e vestibulares não deixem para fazer o documento de identificação de última hora. 

Publicidade

Publicidade

O Detran RJ está fazendo esse mutirão especial para que os estudantes possam se planejar e não sejam prejudicados por falta de documentos na hora de fazer seus exames e se inscrever nas vagas para universidades, cursos ou colégios”, diz Konder.

Este não é o primeiro mutirão desse tipo realizado pelo Detran RJ em 2021. Em setembro, 800 pessoas emitiram o RG. 

Mutirão para emissão de carteiras de visitantes de presos no Detran RJ

No dia 6 de novembro, outro mutirão será realizado pelo Detran RJ. O objetivo dele é emitir carteiras de identidade Seap, que são destinadas aos visitantes de presos custodiados em uma das Unidades Prisionais ou Hospitalares da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

O órgão de trânsito espera atender cerca de duas mil pessoas no sábado. Neste caso é necessário fazer agendamento prévio, que pode ser feito pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h.

Vamos realizar um mutirão para suprir essa demanda, que ficou reprimida por conta da pandemia. Para agilizar, colocaremos os nossos postos de atendimento à disposição das pessoas no dia 6″, reforçou o presidente do Detran RJ, Adolfo Konder.

Entre março de 2020 e julho deste ano, as visitas aos presos foram suspensas, por conta dos altos casos de covid-19. Elas só foram retomadas com o avanço da vacinação no Rio de Janeiro e, a partir disso, houve o aumento da demanda nos postos de atendimento do Detran.RJ com solicitações para a emissão da carteira.

A visitação de parentes é muito importante e contribui de forma positiva para o processo de ressocialização dos detentos”, disse o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Fernando Veloso. 

O atendimento do mutirão será feito das 8h às 16h em mais de 30 postos do Detran.RJ. Neste link é possível verificar as unidades que atendem regularmente para emissão de carteira Seap. 

Carteira de identidade virtual

A nova carteira de identidade virtual está disponível para os cidadãos do Rio de Janeiro. Ela é acessada pelo celular e tem validade em todo o território nacional. Ela começou a funcionar no dia 20 de outubro e só na primeira semana teve 63 mil acessos. 

Publicidade

Publicidade

Destes, 41.580 foram homens (66%) e 21.420 por mulheres (34%). A maioria dos usuários tem entre 31 e 50 anos. O documento digital não é obrigatório. 

O objetivo do Governo é oferecer mais um benefício aos cidadãos do estado em seu processo de digitalização dos serviços. É preciso lembrar que a identidade digital pode ser baixada, de início, por quem tem carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Depois desta data, todos os documentos de identidade passaram a ser entregues com um QR Code na parte interna. E é com este código que o usuário poderá baixar a versão digital. Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo.”, informa o Detran RJ. 

Veja como acessar o documento digitalmente:

  1. Baixe o aplicativo “Identidade Digital RJ”;
  2. Dê as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;
  3. Escaneie o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;
  4. Permita o reconhecimento facial via aplicativo;
  5. Crie uma senha numérica para login do aplicativo;

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário