Detran SP confirma início dos pagamentos do Licenciamento 2022 em julho
O calendário de licenciamento do Detran SP 2022 começa em julho para veículos com final de placa 1 e 2. Veja como funciona.
Proprietários de veículos do estado de São Paulo terão que realizar o licenciamento obrigatório de 2022 a partir de julho, conforme o calendário divulgado pelo Detran-SP.
O calendário de licenciamento em São Paulo segue de acordo com o número final da placa e varia conforme o tipo de veículo, pois veículos registrados como “caminhão” seguem um prazo diferente.
A seguir, veja como ficou o calendário do Detran-SP para licenciamento de veículos no estado em 2022, qual é o valor da taxa e como fazer o pagamento.
Calendário Completo de pagamentos
No caso dos veículos de passageiros (o que inclui automóveis e motocicletas), ônibus, reboques e semirreboques, os meses para efetuar o licenciamento SP 2022 são os seguintes:
- Final de placa 1 e 2 – Julho;
- Final 3 e 4 – Agosto;
- 5 e 6 – Setembro;
- 7 e 8 – Outubro;
- 9 – Novembro;
- 0 – Dezembro.
Enquanto isso, o calendário para veículos registrados como “caminhão” começa mais tarde, apenas em outubro, e tem os seguintes prazos:
- Final de placa 1, 2, 3 e 4 – Outubro;
- Final 5, 6 e 7 – Novembro;
- 8, 9 e 0 – Dezembro.
Como realizar o pagamento do Licenciamento 2022 SP?
Para licenciar veículos usados, os motoristas de São Paulo devem pagar uma taxa que em 2022 é de R$ 144,86. Enquanto isso, assim como já aconteceu no ano passado, o seguro DPVAT será gratuito neste ano.
Para pagar esta taxa, os contribuintes podem fazer todo o procedimento pela internet, bastando utilizar o aplicativo ou internet banking de um dos bancos conveniados e ter mãos o número do Renavam.
Mas quem preferir também pode pagar o licenciamento SP nas lotéricas ou caixas eletrônicos dos bancos conveniados, que são os seguintes:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Itaú;
- Santander;
- Safra.
Após o pagamento da taxa, os motoristas podem baixar o Licenciamento Digital nos aplicativos ou sites do Detran-SP ou do portal Poupatempo. Além disso, também é possível baixar o documento na Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Se preferir, o proprietário de veículo também pode imprimir o documento em papel sulfite comum (folha A4 branca), mas isso não é obrigatório porque o documento digital do aplicativo CDT tem a mesma validade.