Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Goiás

Para votar consciente nas eleições de 2022, conheça os pré-candidatos que irão concorrer ao cargo de governador do estado de Goiás.

O ano de 2022 promete muitas emoções no âmbito da política, já que é ano de eleições. No Estado de Goiás, haverá uma disputa interessante entre candidatos e partidos a que cada um pertence.

Para a população, é de grande importância conhecer cada candidato e identificar os interesses em comum, antes de definir o voto.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você conhece os pré-candidatos ao governo de Goiás. Confira!

Ronaldo Caiado (União Brasil)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Goiás
Para votar consciente nas eleições de 2022, conheça os pré-candidatos que irão concorrer ao cargo de governador do estado de Goiás. (Imagem: Reprodução/Internet)

Atualmente, o governado do Estado de Goiás é Ronaldo Caiado, que pertence ao Partido União. Ele está em busca de reeleição, depois de vencer a última eleição com 60% dos votos válidos logo no primeiro turno, contabilizando um total de 1,8 milhão de votos.

Em um primeiro momento, Caiado teria dado apoio ao Presidente Jair Bolsonaro. No entanto, após desentendimentos, houve um afastamento entre as duas figuras políticas. Essa seria uma das dúvidas a respeito da campanha de Caiado deste ano.

Publicidade

Publicidade

Caiado se formou em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é natural de Anápolis (GO). Também convém comentar que Caiado atuou como deputado federal durante cinco mandatos. Quando foi eleito governador, atuava como senador. Ele já foi candidato a Presidente da República.

Marconi Perillo (PSDB)

Por sua vez, também é pré-candidato ao governo de Goiás Marconi Perillo, que deve ser um dos principais concorrentes de Caiado. Aos 59 anos de idade e natural da cidade de Palmeiras, ele é do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e já foi governador de Goiás anteriormente, durante quatro mandatos. Em todas as eleições que saiu vencedor, Perillo obteve bons percentuais de votos.

Em 2006, Perillo foi eleito governador com 75% dos votos. Foi investigado por corrupção e até chegou a ser preso no ano de 2018. Isso aconteceu pouco tempo depois de perder a eleição para o Senado.

Major Vitor Hugo (PL)

Há pouco tempo foi oficializada a pré-candidatura de Major Vitor Hugo, do Partido Liberal, ao governo de Estado de Goiás nas eleições de 2022. Ele se colocou como pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas com o apoio de Jair Bolsonaro.

Major Vitor Hugo é natural de Salvador (BA) e tem 44 anos de idade.

Zé Eliton (PSB)

Zé Eliton já foi vice de Perillo, quando governador do Estado de Goiás. Ele também já chegou a ser governador do Estado no ano de 2018, quando Perillo acabou tendo de renunciar ao cargo.

Publicidade

Publicidade

No mês de março, Zé Eliton teve de sair do PSDB para migrar para o PSB, no intuito de ter mais chances de derrotar concorrentes. No caso, estamos falando de Caiado, bem como de apoiadores de Bolsonaro.

Gustavo Mendanha (Patriota)

Também entrou para a disputa, em março, Gustavo Mendanha, que pertence ao Patriota. Mendanha chegou a ser prefeito de Aparecida de Goiânia por duas vezes, sendo reeleito com um total de 95,81% dos votos no ano de 2020.

Até o dia 31 de março, Mendanha era prefeito de Aparecida de Goiânia. Teve de renunciar ao cargo para poder se candidatar ao cargo de governador de Goiás, se filiando então ao Patriota.

Wolmir Amado (PT)

Outro entre os pré-candidatos ao governo de Goiás é Wolmir Amado. Filiado ao Partido do Trabalhador (PT), ele tem seus 60 anos de idade e é natural de Paim Filho, no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Walmir Amado foi reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e tem uma trajetória dedicada a programas educacionais. Da mesma forma, ele se dedicou a projetos comunitários ao longo da vida.

Publicidade

Amado também foi representante da América Latina no Conselho de Administração da Federação Internacional de Universidades Católicas, com sede em Paris (2006-2009). Atualmente, Walmir Amado é o vice-presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).

Ele ainda atuou como conselheiro, por dois mandatos, do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Edigar Diniz (NOVO)

Filiado ao Novo, Edigar Diniz é professor e empresário e está entre os pré-candidatos ao governo de Goiás para as eleições de 2022. Ele é natural de Santa Helena de Goiás e morador de Goiânia. Além disso, Edigar Diniz é formado em Ciências da Computação e não tinha disputado eleições até agora.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Imposto de renda 2022: como declarar empréstimos? Por que eles não devem ficar de fora?

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais. Adora sentir que está fora da própria bolha.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário