Faça ISSO e garanta APOSENTADORIA por idade ainda ESSE ANO

Felipe Matozo

04/10/2022

Apesar de já estarmos no últimos trimestre de 2022, os segurados do INSS que pretendem dar entrada na aposentadoria por idade podem conseguir o benefício ainda neste ano.

Mas para isso é importante ter atenção com alguns pontos e separar documentos que são indispensáveis para conseguir se aposentar.

Quem pode conseguir aposentadoria por idade em 2022?

Para ter direito à aposentadoria por idade para trabalhador urbano em 2022, os homens devem ter pelo menos 65 anos e as mulheres 61 anos e 6 meses. A partir de 2023, a idade mínima das mulheres subirá para 62 anos.

Confira também
Quais os principais tipos de aposentadoria?

Além disso, os segurados do INSS devem comprovar pelo menos 15 anos de contribuição (180 meses) para ter direito à aposentadoria por idade.

Já no caso das pessoas que desejam se aposentar por idade como trabalhador rural, a idade mínima é de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. O tempo mínimo de atividade rural que se deve comprovar também é de 15 anos.

Como solicitar a aposentadoria por idade?

Os trabalhadores que desejam entre com o pedido de aposentadoria podem fazer isso por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do instituto, seguindo os passos indicados na própria plataforma.

Porém, é necessário ter em mãos alguns documentos indispensáveis para o pedido: extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Mas é importante destacar que o INSS pode solicitar mais documentos durante o processo. Por isso, é recomendado ter o auxílio de um advogado especialista na área para dar entrada no pedido.

Atenção com o cálculo para não perder dinheiro

Outra questão que mostra a importância de ter o acompanhamento de um advogado para pedir a aposentadoria por idade é o cálculo do benefício. Afinal, se o segurado entrar com o pedido antes da hora, ele pode perder dinheiro.

A conta para o valor da aposentadoria é a seguinte: 60% da média de todos os salários recebidos no período + 2% por ano acima do tempo mínimo de contribuição (15 anos).

VEJA TAMBÉM
Depois da sentença, quanto tempo demora para receber a aposentadoria do INSS?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta