Inscrições do SISU estão CHEGANDO AO FIM; veja como garantir sua vaga
Prazo de inscrições do Sisu 2023 se encerra nesta semana, Veja como se inscrever e confira as principais informações sobre o programa.
As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do primeiro semestre de 2023 se encerram na sexta-feira, dia 24 de fevereiro.
Veja também: Como funciona o PROUNI – requisitos para receber bolsas de estudos em universidades particulares
Por isso, os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e desejam tentar uma vaga em instituições públicas de ensino superior por meio do programa precisam ter atenção com o prazo.
A seguir, confira como se inscrever no Sisu 2023 e saiba quais são os pontos com os quais você mais deve se atentar.
Como funcionam as inscrições no Sisu 2023?
As inscrições no Sisu 2023 devem ser feitas exclusivamente pela internet e são gratuitas, ou seja, não é necessário pagar nenhuma taxa para se inscrever.
Mas para concorrer a uma das mais de 226 mil vagas nas universidades públicas e institutos federais de todo o país, é necessário ter participado do Enem 2022 e não ter tirado zero na redação. Além disso, o estudante precisa ter concluído o ensino médio no momento da matrícula.
As inscrições no Sisu acontecem por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). Para se inscrever, o estudante precisa ter uma conta “gov.br”, plataforma de serviços digitais do Governo Federal.
Mas se o candidato ainda não tiver uma conta na plataforma gov.br, basta fazer um cadastro no momento da inscrição. O procedimento é rápido e gratuito.
Como se inscrever no Sisu 2023? Passo a passo completo
Para participar do processo seletivo no 1º semestre de 2023 do Sisu, os estudantes devem seguir o passo a passo abaixo para se inscrever:
- Acesse o portal acessounico.mec.gov.br;
- Em seguida, desça o cursor até o quadro “Destaques” para encontrar a opção “Cronograma Sisu” e clique no botão “Inscreva-se”;
- Na página seguinte, clique para “entrar com gov.br” e faça login com seu CPF e senha ou crie um cadastro na plataforma;
- Após o login, o sistema irá recuperar as notas obtidas no Enem válidas para o Sisu 2023 de forma automática;
- Depois disso, confirme seus dados antes de seguir com a inscrição;
- Na sequência, você deve clicar em “fazer inscrição na 1ª opção” para selecionar sua principal opção de curso;
- Pesquise as vagas de seu interesse pelo nome do município, da instituição ou do curso;
- Em seguida, o sistema irá mostrar as opções de curso conforme sua pesquisa. Clique sobre a opção de sua preferência para ver mais detalhes e as modalidades de concorrência disponíveis (ampla concorrência, cotas e ações afirmativas);
- Leia com atenção as informações e modalidades disponíveis e clique em “escolher esta modalidade” para continuar;
- Confira os dados do curso e da modalidade selecionados, a documentação exigida e clique em “confirmar minha inscrição”.
Após isso, basta clicar para se inscrever na 2ª opção de curso e repetir o passo a passo acima. Vale destacar que você precisa escolher duas opções de curso diferentes para concluir a inscrição.
Candidatos podem mudar suas opções de curso durante as inscrições do Sisu
Até o final do prazo de inscrições do Sisu 2023, no dia 24 de fevereiro, os candidatos podem mudar a 1ª e/ou a 2ª opção de curso quantas vezes for necessário. A inscrição que vale para o processo seletivo será a última registrada no sistema.
Portanto, a recomendação é ficar de olho nas notas de corte diariamente para saber se você mantem as condições de disputar uma vaga nas opções de curso de sua preferência. Afinal, as notas de corte são atualizadas diariamente.
Nota de corte do Sisu
Um dos pontos que mais merecem atenção durante as inscrições no Sisu 2023 é a questão da nota de corte. De modo geral, a nota de corte é uma base para os candidatos saberem qual posição eles estão ocupando na disputa de cada vaga do Sisu.
Conforme já adiantamos, as notas de corte do Sisu são calculadas diariamente com base nas pontuações dos candidatos que disputam cada vaga.
Mas é importante destacar que se encaixar na nota de corte não é garantia de que você conseguirá uma vaga. Na verdade, ela é apenas um referência para os candidatos.
Quando sai o resultado do Sisu 2023?
O resultado da chamada única do Sisu 2023 será divulgado na próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro. Quem for selecionado em uma de suas opções de curso precisa ficar atento ao período de matrícula e documentação exigida pela instituição em questão.
Enquanto isso, quem não for selecionado em nenhuma das opções de curso indicadas poderá participar da lista de espera, que ficará disponível entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.
Na lista de espera, os candidatos concorrem a vagas que não preenchidas anteriormente no processo seletivo do Sisu 2023.
Você também pode gostar de ler
Nota do Enem para universidades particulares: como funciona?