IPVA 2022 MT: pagamento com 5% de desconto se encerra na próxima segunda-feira (11)
Proprietários de veículos de Mato Grosso com os números 4,5 e 6 no final da placa precisam ficar atentos: desconto do IPVA 2022 MT vai acabar!
Os proprietários de veículos mato-grossenses, com os números 4,5 e 6 no final da placa, só têm até segunda-feira para quitar o IPVA 2022 MT com 5% de desconto, à vista. Se eles perderem esse prazo, o imposto pode ser pago até o dia 20 de abril, com 3% de desconto, também em cota única. Do dia 21 a 29 de abril, não será possível conseguir redução do valor.
Neste ano, o início do calendário do IPVA passou de janeiro para março, como uma forma de auxiliar a população que foi afetada pela pandemia de covid-19. Além disso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou o decreto do governo estadual, que congelou a base de cálculo do tributo. Dessa forma, os mesmos valores da Tabela Fipe de 2021 foram colocados em prática neste ano.
O No Detalhe preparou um guia, para que todos os contribuintes de Mato Grosso, saibam como fazer o pagamento do IPVA, dentro dos prazos mais favoráveis.
Quais são as formas de pagamento do IPVA 2022 MT?
O pagamento do IPVA 2022 MT pode ser feito de quatro formas:
- À vista com 5% de desconto, dentro do prazo estabelecido pelo calendário;
- À vista com 3% de desconto, dentro do prazo estabelecido pelo calendário;
- À vista sem desconto, dentro do prazo estabelecido pelo calendário;
- Parcelado em até seis vezes, com parcelas iguais e sucessivas.
No caso do parcelamento, o contribuinte precisa seguir algumas regras:
- A data de vencimento da última parcela não pode ultrapassar o ano de referência do IPVA;
- O pagamento da primeira parcela deve ser efetuado até o dia 29 de cada mês;
- O valor por parcela não pode ser inferior a uma Unidade Padrão Fiscal (UPF), que para este mês de abril está cotada em R$ 212,10.
Como pagar o imposto em Mato Grosso?
Veja o passo a passo para fazer o pagamento do IPVA 2022 MT:
- Entrar no site da Secretaria de Estado da Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT);
- Clicar no banner IPVA;
- Selecionar a opção “Pague seu IPVA” e inserir o número do Renavam.
- Emitir o boleto do imposto;
- Fazer o pagamento, mediante a apresentação do documento de arrecadação, no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Bancoob, Bradesco, Itaú, Primacredi e Santander.
O que acontece com o contribuinte se ele não pagar o IPVA 2022 MT em dia?
O não pagamento do IPVA 2022 MT causa diversos empecilhos para o contribuinte. Primeiramente, após o vencimento, os valores sofrem aumento de 1% de juros ao mês e multa de 5% até o limite de 10%. Enquanto o imposto não é quitado, o valor também é corrigido conforme o IGP DI.
Em até 180 dias depois do vencimento, esses débitos são encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que sejam inscritos na Dívida Ativa. Quando isso acontece, além de todos os acréscimos de juros e multas, o cidadão ainda sofrerá com a cobrança do FUNJUS e de eventuais custas de cobrança extra judicial, nos casos de protesto.
Os problemas não param por aí: quando o IPVA não é pago, o veículo fica impedido de ser licenciado. A falta do documento leva à infração gravíssima, de acordo com artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, o que causa multa e apreensão do veículo.
Calendário de pagamentos do IPVA 2022 MT
Excepcionalmente, neste ano, o calendário de pagamentos do IPVA 2022 MT começou em março e se encerra no mês de junho, conforme o final da placa do veículo. Normalmente, o imposto seria cobrado de janeiro a junho.
Veja o calendário completo:
De uma forma geral, os vencimentos funcionam assim:
- Placas de finais 1, 2 e 3: vencimento no mês de março;
- Placas de finais 4, 5 e 6: vencimento em abril;
- Placas de finais 7, 8 e 9: vencimento em maio;
- Placas de final 0: vencimento em junho.