Licenciamento 2023 Detran AP – Valor, calendário, como pagar e mais!

Confira as principais informações sobre o licenciamento do Detran-AP em 2023 e fique preparado para o pagamento desta taxa.


No Amapá, os proprietários de veículos já se preparam para o pagamento do licenciamento de 2023 do Detran-AP, e por isso nós destacamos aqui as principais informações sobre esta taxa.

Licenciamento 2023 Detran AP - Valor, calendário, como pagar e mais!
Confira as principais informações sobre o Licenciamento do Detran-AP 2023. Foto: Maksuel Martins/Governo do Amapá

Calendário de pagamentos do Licenciamento AP 2023

Na verdade, os prazos para pagamento da taxa de licenciamento do Detran-AP acompanham o calendário do IPVA 2023 no estado.

No Amapá, as datas de vencimento do licenciamento e do IPVA não variam conforme o final de placa dos veículos, ao contrário de outros estados.

No caso do IPVA AP 2023, os contribuintes podem pagar o valor total do imposto em parcela única até o dia 15 de março, junto com a taxa de licenciamento, e ter direito a 20% de desconto. Enquanto isso, para quem preferir parcelar o IPVA, é possível realizar o pagamento em até 6 vezes.

Em relação ao licenciamento AP 2023, o prazo máximo para pagamento da taxa se encerra após a última parcela do IPVA. Neste ano, o calendário do IPVA e do licenciamento no Amapá ficaram da seguinte maneira:

  • 1ª parcela ou cota única e licenciamento: até 15 de março;
  • 2ª parcela: até 17 de abril;
  • 3ª parcela: até 16 de maio;
  • 4ª parcela: até 15 de junho;
  • 5ª parcela: até 17 de julho;
  • 6ª parcela: até 15 de agosto;
  • Prazo máximo para licenciamento: 31 de agosto;
  • Começo da fiscalização: 1º de setembro.

Conforme mostra o calendário acima, os proprietários de veículos do Amapá precisam renovar o licenciamento até o dia 1º de setembro, pois a partir desta data a circulação com o documento do exercício de 2023 será obrigatória.

Como funciona o Licenciamento 2023 do Detran-AP?

O pagamento da taxa de licenciamento anual do Detran-AP é necessário para a renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

Com isso, os veículos ficam autorizados a circular livremente pelas vias e estradas do estado. No entanto, se o documento estiver atrasado, o motorista estará cometendo uma infração gravíssima. Nesse caso, a multa é de R$ 293,47, mais 7 pontos na CNH.

É importante lembrar que o CRLV é um documento de porte obrigatório, e que a sua renovação também depende do pagamento de outras taxas, como o IPVA e eventuais multas de trânsito em aberto.

Como pagar o Licenciamento AP 2023?

Para pagar o licenciamento anual, o IPVA 2023 e demais taxas, os motoristas podem emitir os boletos de cobrança em um dos boxes do Detran-AP nas unidades Super Fácil ou pela internet. Para fazer isso pela internet, os passos são os seguintes:

  1. Acesse o site do Detran-AP;
  2.  Em seguida, desça o cursor até aparecer a aba “Serviços” e clique em “Consultar Veículos”;
  3. Na sequência, digite a placa e o Renavam do veículo, clique na caixa “Não sou um robô” e depois em “Consultar”. Veja aqui onde encontrar o número do Renavam;
  4. Na página seguinte, você verá informações sobre o veículo e os débitos em aberto. Clique para emitir o boleto de cobrança referente à taxa que você deseja pagar.
  5. Após gerar o boleto, é só pagar a taxa.

Onde pagar e valor da taxa de licenciamento AP 2023

Os boletos de cobrança com taxas do Detran-AP (IPVA e licenciamento) podem ser pagos em agências e aplicativos bancários.

Em relação ao valor da taxa de licenciamento anual, em 2023 ela será de R$ 112,16, de acordo com a tabela de taxas do Detran-AP.

Afinal, como emitir o CRLV atualizado?

Depois de quitar a taxa de licenciamento, o IPVA AP 2023 e demais débitos em aberto, os proprietários de veículos do Amapá podem emitir e baixar o CRLV-e, nova versão do documento. A versão em papel-moeda não é mais emitida e enviada ao endereço dos contribuintes.

Para ter acesso ao CRLV atualizado, os contribuintes podem acessar o site do Detran-AP (link no passo a passo acima), clicar no menu “Veículo” e depois em “Impressão do CRLVe. Em seguida, basta informar a placa e o Renavam do veículo para ter acesso ao documento em formato PDF.

Após isso, os motoristas podem imprimir o CRLV quantas vezes quiserem em papel sulfite branco no formato A4, ou utilizar a versão digital do documento no celular. Cabe destacar que as duas versões têm o mesmo valor jurídico.

Para quem quiser baixar o CRLV no celular ao invés de imprimir o documento, basta utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse caso, é só fazer o download do aplicativo e seguir o passo a passo que já mostramos aqui.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.