Matrícula João Pessoa 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos


O prazo para matrícula João Pessoa 2022, provavelmente, vai ser aberto no início do ano que vem, na primeira semana de janeiro. Essa data é costumeira para a capital da Paraíba. Assim como neste ano, é bem provável que as inscrições de novos  alunos sejam feitas , de preferência, de forma online, com o objetivo de evitar aglomerações nas escolas. 

A matrícula João Pessoa 2022, seja de forma online ou presencial, é válida para novatos que querem estudar em creches, escolas de Ensino Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste ano, o prazo final para a realização da matrícula foi até o primeiro dia de aula, que começou no dia 8 de fevereiro. 

Como a matrícula João Pessoa 2022 será feita?

Matrícula João Pessoa 2022 deve começar em janeiro de 2022.
Matrícula João Pessoa 2022 deve começar em janeiro de 2022. (Imagem: Pixabay / Divulgação)

A matrícula João Pessoa 2022 pode ser feita de duas formas: 

  • Online, por meio de um sistema criado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), em parceria com o Governo do Estado e Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
  • Presencial, nas unidades de ensino e na própria Sedec, que fica localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Responsáveis e estudantes que optarem por fazer a matrícula de forma presencial precisam reunir os seguintes documentos:

  • Cópia da Certidão de Nascimento;
  • Histórico escolar;
  • Duas fotos 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia do RG e CPF da mãe;
  • Cópia do cartão do SUS do aluno; 
  • Cópia do cartão do Bolsa Família, se tiver;
  • Matrícula nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), necessitam da apresentação do cartão de vacinação.

O horário de atendimento é nas escolas e na Sedec é das 8h às 11h, e das 14h às 16h. Em 2021, de acordo com a Prefeitura de João Pessoa, não foi necessário que pais e responsáveis madrugassem nas filas para conseguirem matricular seus filhos. Equipes da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa foram até as unidades de educação para distribuir fichas e organizar as filas. 

Matrícula João Pessoa 2022 para EJA

Neste ano, a matrícula João Pessoa para Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino seguiu o mesmo calendário que creches, escolas de Ensino Fundamental I e II. O prazo para se matricular foi até 8 de fevereiro. 

Para participar do EJA é necessário ter mais de 15 anos, não saber ler ou escrever ou não ter concluído o Ensino Fundamental. 

As matrículas são feitas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 19h30, nas unidades de ensino, quando o prazo começar, o que provavelmente vai acontecer no início de 2022.

Quando a data for divulgada, os interessados podem telefonar para o número 3218-9280. para saber a relação de escolas que vão atender alunos da EJA no ano que vem. 

No momento da matrícula será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • RG e CPF do estudante ou responsável; 
  • Foto 3×4; 
  • Transferência escolar (se a pessoa já estudar em outra unidade escolar); 
  • Histórico escolar; 
  • Reservista (para os homens maiores de 18 anos); 
  • Comprovante de residência;
  • Cartão SUS.

Como estão as aulas em João Pessoa e na Paraíba?

No final de setembro, as redes municipal e estadual de ensino deram início à retomada gradual das aulas presenciais. Na Paraíba, ela está sendo feita de acordo com o Plano Educação para Todos em Tempos de Pandemia (PET-PB). 

Ele foi divido em fases: a primeira começou com os estudantes da  Educação Infantil e do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no dia 23 de setembro; após 15 dias, retornaram os estudantes dos Anos Finais; e com mais 15 dias devem voltar os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. Neste primeiro momento, 70% das aulas são  remotas e 30% presenciais

Em João Pessoa, o retorno também foi feito por etapas. No dia 22 de setembro, a quinta fase foi efetivada. Nela, foram retomadas as aulas presenciais para os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, além dos ciclos III e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na capital, as turmas são divididas em dois grupos: na primeira semana de aula o grupo A vai para a escola presencialmente enquanto o grupo B permanece de forma remota. Na semana seguinte a sequência é alternada.

Crianças de 3 anos de idade nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), alunos da Educação Especial, pré-escola, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I e alunos dos 4º e 5º anos também do Fundamental I já seguiam esse modelo. 

Fontes: Prefeitura de João Pessoa, Governo da Paraíba e G1.

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!