MEI parcelamento: saiba como fazer e o que é o parcelamento

MEI parcelamento saiba como fazer e o que é o parcelamento
Fonte/Reprodução: original

As obrigações para um empreendedor MEI são grandes, assim como os impostos cobrados pelo governo. Com a pandemia, muitas empresas ficaram no vermelho com suas contas, assim como as obrigações fiscais.

O que muitos não sabem é que existe a possibilidade de estar em acordo com essas obrigações sem perder o seu CNPJ, e para isso existe o parcelamento das dívidas, que tem como objetivo ajudar pessoas a saírem da situação irregular e continuar a exercer as funções do seu comércio.

Publicidade

Publicidade

MEI parcelamento atrasado

Nas situações em que ocorre o MEI parcelamento em atraso, é possível perder o seu CNPJ de vez. Isso porque as obrigações fiscais deixam de ser efetuadas e, como punição, o registro é removido definitivamente. Por isso, ao fazer o parcelamento desse valor, é necessário que cumpra de forma correta o pagamento.

MEI parcelamento atrasado
Fonte/Reprodução: original

Algumas vezes pode ser que seja viável efetuar o reparcelamento. Para isso você deve consultar seu contador para que seja explicado como deve ser efetuado esse tipo de coisa e se realmente vale ou não a pena para evitar a perda do seu registro.

Como parcelar a dívida do MEI?

O parcelamento dessa dívida na maioria das vezes vale a pena para quem tem pelo menos 2 anos em atraso. E, para efetuar esse parcelamento, basta seguir algumas etapas que podem ser feitas direto no seu navegador de forma rápida.

Publicidade

Publicidade

  1. Primeiro você deve gerar um código de acesso do Simples Nacional
  2. Após isso você deve acessar a área de parcelamento 
  3. Ao acessar essa etapa, você será informado de uma mensagem que irá explicar o que acontece caso venha a deixar as dívidas permanentemente. Basta clicar em “não”, caso não queira ler as informações.
  4. Após negar a mensagem, clique em pedido de parcelamento
  5. Depois de efetuar todas essas etapas, será possível visualizar o boleto de pagamento que será disponibilizado todos os mês pelo site para pagamento efetivo da dívida.

Com esse boleto em mãos, você consegue pagar em qualquer lotérica perto de sua casa. E, com isso, as suas pendências acabam. Ao efetivar o pagamento correto todos os meses, seu CNPJ retorna à situação regular.

Como saber a dívida do MEI?

Para saber de todas as dívidas atreladas ao seu MEI, basta ir até o site do Serasa e efetuar o cadastro. Lá você será informado através do seu nome se existe de fato alguma dívida pendente no nome da empresa.

Por isso é sempre importante estar em comum acordo com as suas obrigações fiscais, porque ninguém gostaria de ter o seu registro cancelado. Nesse cenário, o parcelamento das burocracias é a melhor opção para quem está no vermelho no momento.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar