Open Banking: Nova fase começa hoje. Novas facilidades no Pix. Entenda

open banking nova fase
Nova fase do Open Banking traz novidades em compras pela internet. Foto: Reprodução/Canva

Nesta sexta-feira (29/10) começa uma nova fase do open banking, sistema que permite compartilhamento de dados de clientes e de informações de banco e outras instituições financeiras.

Esta é a terceira etapa do open banking e tem como principal novidade o Pix, que terá seu uso facilitado em compras online.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere o que muda com a terceira fase do open banking. Antes, é importante lembrar que o compartilhamento de dados neste sistema só acontece se o cliente autorizar isso nas instituições em que tem conta.

open banking nova fase
Nova fase do Open Banking traz novidades em compras pela internet. Foto: Reprodução/Canva

O que muda com a nova fase do Open Banking?

Nessa terceira etapa, será possível compartilhar informações com os serviços de transações de pagamento. Com isso, diferentes instituições financeiras poderão trocar dados de clientes para fazer um pagamento.

A partir de agora, a empresa iniciadora de pagamentos – responsável pela intermediação entre cliente, loja, banco de onde sai o dinheiro e banco que vai receber o dinheiro – poderá conectar todas as contas de um cliente na hora da compra, mesmo a instituição financeira ou o cartão que ele use não esteja catalogado na loja.

Publicidade

Publicidade

Isso porque o open banking permitirá que a empresa iniciadora de pagamentos conecte variadas instituições financeiras em um mesmo ambiente de negócio durante a transação.

Além disso, a terceira fase do open banking ainda terá uma nova parte em 2022 que permitirá que as instituições acessem dados de consumidores para enviar propostas de créditos.

Mas lembrando: isso tudo só será possível com dados de clientes que autorizarem o compartilhamento dos seus dados no banco onde têm conta.

Veja também: Compartilhar dados financeiros no open banking é bom? Saiba como fazer

Como fica o Pix com a nova mudança?

Para os consumidores, a principal novidade desta terceira fase do open banking é a nova facilidade para compras via Pix: agora, os clientes podem pagar por uma compra na internet sem precisar acessar o aplicativo do banco.

Durante uma compra online, quando o consumidor escolher o Pix como método de pagamento, ele só precisará informar sua chave de identificação (CPF, celular, e-mail ou chave aleatória). Após isso, a instituição de pagamento responsável por intermediar a compra irá acionar o banco do cliente para fazer o débito.

Publicidade

Publicidade

Mas por questão de segurança, o banco deve avisar o cliente com todos os detalhes da compra antes desse procedimento. Para confirmar a operação, o consumidor deve autorizar o débito.

Para mais informações sobre o Open Banking Brasil, acesse o site do sistema com mais detalhes.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar