Licenciamento MT 2021: Quando é o vencimento? Veja a tabela de pagamentos

O calendário de pagamento do Licenciamento 2021 no Mato Grosso inicia apenas em julho, mas os proprietários de veículos do estado já podem consultar as novas datas de vencimento no site do Detran-MT.

Pela novo cronograma de vencimentos, os contribuintes do MT devem pagar pagar a taxa de licenciamento entre os meses de julho e outubro. Como de costume, o mês de pagamento varia conforme o número final da placa de cada veículo.

Publicidade

Publicidade

A prorrogação do calendário de pagamento da taxa anual de licenciamento de veículos do estado foi anunciada no final de fevereiro pelo governador Mauro Mendes (DEM) e o presidente do Dentran-MT, Gustavo Vasconcelos. O objetivo da medida é ajudar motoristas mato-grossenses nesse momento crítico da pandemia, que tem feito muitas pessoas passarem por dificuldades financeiras.

licenciamento mato grosso 2021

Com a mudança nos prazos de pagamento para este ano, as novas datas foram distribuídas da seguinte forma:

  • Placas com finais 1, 2, 3 e 4 – pagamento em julho;
  • Finais 5, 6 e 7 – pagamento em agosto;
  • Finais 8 e 9 – pagamento em setembro;
  • Final 0 – pagamento em outubro.

Mas é importante destacar que para o veículo só estar licenciado é preciso pagar todos os débitos em aberto. Ou seja, além da taxa de Licenciamento anual, os proprietários também precisam quitar IPVA, Seguro DPVAT, inclusive se houver cotas de anos anteriores em atraso, e eventuais multas.

Publicidade

Publicidade

Além do licenciamento, o governador do Mato Grosso também prorrogou o prazo de vencimento do IPVA MT 2021. Com a alteração, o pagamento do imposto ficou para o segundo semestre.

Veja também: Cálculo do IPVA – como saber quanto eu vou pagar de imposto? Regras

Como consultar e pagar o licenciamento MT 2021?

Apesar de o calendário de vencimentos começar apenas em julho, os proprietários de veículos que quiserem consultar informações como datas e valores já podem fazer isso no site do Detran-MT.

Para realizar esta consulta, basta acessar o site do Detran MT e digitar os números da placa e do Renavam na opção “Consulte Seu Veículo”. Na página que abrir em seguida, o contribuinte pode emitir o boleto de pagamento com uma data de vencimento atualizada.

Além disso, também há novidade em relação ao documento em si, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Após pagar a taxa, é preciso imprimir o documento, em formato de papel A4, no site do Detran ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Isso porque o Detran-MT não emite mais o Licenciamento em papel moeda, aquele de cor verde. Esta nova versão do documento é de caráter definitivo e possui o mesmo valor jurídica da antiga. A autenticidade e segurança do documento são garantidos por meio de Código QR, que está vinculado à base nacional de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Publicidade

Publicidade

No vídeo a seguir, produzido pelo Governo do Mato Grosso, você pode conferir mais detalhes sobre esta novidade.

Calendário do IPVA MT 2021 também foi prorrogado

Assim como fez com o licenciamento, o governo do Mato Grosso também prorrogou os vencimentos do IPVA 2021 no estado. Esta foi a segunda alteração no calendário do imposto. Inicialmente, os vencimentos começavam a partir de janeiro, mas no passado já haviam sido prorrogados para março.

Agora, proprietários de veículos com final de placa de 1 a 4 devem pagar a primeira parcela ou valor total do IPVA MT 2021 até julho. Para veículos com placas de 5 a 7 o vencimento ficou para agosto, e aqueles com finais 8, 9 e 0 têm até setembro para começar a pagar ou quitar em cota única. A tabela completa está disponível neste link.

Com o documento do veículo e o boleto de pagamento em mãos, o contribuinte pode pagar o IPVA em uma agência bancária credenciada, casas lotéricas, terminais de autoatendimento, ou mesmo pela internet ou débitos agendados.

Publicidade

Segundo o governador Mauro Mendes, esta foi mais uma medida para minimizar o impacto da pandemia nas atividades econômicas dos mato-grossenses.

Publicidade

No Mato Grosso, a lista de veículos isentos do IPVA inclui automóveis para o uso de pessoas com deficiência, táxis e veículos fabricados há mais de 18 anos. Sendo assim, carros fabricados até 2003 não precisam pagar o IPVA MT 2021.

Outros veículos com direito à isenção de IPVA no Mato Grosso são:

  • Máquinas e tratores agrícolas e de terraplanagem;
  • Veículos aéreos de exclusivo uso agrícola;
  • Ônibus de transporte coletivo urbano com rampa ou outro equipamento especial de acesso para deficiente físico;
  • Veículos de aluguel;
  • Veículos de combate a incêndio;
  • Locomotivas e vagões ou vagonetes de uso ferroviário;
  • Embarcações de pescadores profissionais.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário