Pagamento do PIS/Pasep liberado. Novo lote beneficiará mais de 1,6 milhão trabalhadores. Como receber
Mais um lote de pagamentos do PIS/Pasep 2022 foi liberado. Confira detalhes sobre o repasse e quem tem direito ao abono salarial
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil fazem mais um pagamento do PIS/Pasep 2022 hoje (17). Desta vez, recebem trabalhadores nascidos em agosto e servidores públicos com inscrição final 7.
Trata-se do segundo lote do PIS/Pasep liberado em uma semana. Os pagamentos do programa serão finalizados até o dia 31 de março, mas os trabalhadores e servidores públicos conseguem sacar o benefício até 29 de dezembro de 2022.
Confira, aqui, informações sobre valores, como consultar PIS/Pasep 2022, quem tem direito e o calendário de pagamentos atualizado!
Quem recebe o PIS/Pasep hoje?
Somente trabalhadores nascidos em agosto e servidores públicos com Pasep final 7. Quem nasceu de janeiro a julho já teve a parcela liberada, bem como servidores com inscrição final de 0 a 6.
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022?
Apenas trabalhadores e serviços públicos que atendem os requisitos do programa. A seguir, você confere quais são os requisitos do PIS/Pasep:
- Ter exercido atividade remunerada pelo período mínimo de 30 dias no ano-base utilizado para cálculo, neste caso, 2020;
- Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos mensais no ano-base;
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
- Ter dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Como consultar os valores do PIS/Pasep 2022
Tem direito ao PIS/Pasep 2022, mas não sabe quanto irá receber? O valor varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base utilizado para cálculo.
Quem trabalhou por 12 meses receberá um salário mínimo (R$ 1.212,00), que é o valor máximo. Já quem trabalhou por menos de um ano receberá um valor proporcional ao salário mínimo.
O cálculo para chegar ao valor é simples: é só dividir o salário mínimo por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados. Se atuou profissionalmente por um mês, receberá o valor mínimo de R$ 101,00.
Não quer perder tempo fazendo cálculos? Então, saiba que existe uma forma simples de consultar o valor do benefício: é só fazer uma consulta PIS/Pasep 2022 online. A seguir, indicamos como efetuá-la:
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Faça o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store ou App Store;
- Toque no ícone do aplicativo para abri-lo e selecione “entrar”;
- Informe seu CPF, toque em “próxima” e digite sua senha de acesso de sua conta gov.br. Se não tiver uma, é possível criá-la no primeiro acesso, basta acessar “crie sua conta”;
- Selecione “consultar abono salarial”.
Caso não consiga realizar a consulta pelo aplicativo, dá para efetuá-la pelo site do Ministério da Economia. Siga as orientações do passo a passo acima para consultar.
Aplicativo Caixa Tem
Esta opção está disponível apenas para quem possui conta Caixa Tem. Para consultar, siga este passo a passo:
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Informe seu CPF e senha de acesso;
- Marque a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
- Toque em “acessar”;
- Selecione “abono salarial”.
Calendário de pagamento do PIS/Pasep 2022
O calendário PIS/Pasep 2022 tem datas estabelecidas de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, caso atue no setor privado. Abaixo, você confere a partir de quais datas poderá sacar seu abono salarial:
- Nascidos em janeiro: 8 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: 10 de fevereiro
- Nascidos em março: 15 de fevereiro
- Nascidos em abril: 17 de fevereiro
- Nascidos em maio: 22 de fevereiro
- Nascidos em junho: 24 de fevereiro
- Nascidos em julho: 15 de março
- Nascidos em agosto: 17 de março
- Nascidos em setembro: 22 de março
- Nascidos em outubro: 24 de março
- Nascidos em novembro: 29 de março
- Nascidos em dezembro: 31 de março
Caso seja servidor público, o calendário de pagamentos do abono salarial é diferente e tem datas definidas de acordo com o dígito final de seu Pasep. A seguir, indicamos quais são as datas de liberação de saque.
- Finais 0 e 1: 15 de fevereiro
- Finais 2 e 3: 17 de fevereiro
- Final 4: 22 de fevereiro
- Final 5: 24 de fevereiro
- Final 6: 15 de março
- Final 7: 17 de março
- Final 8: 22 de março
- Final 9: 24 de março
Vale lembrar que o trabalhador e servidor público têm até o dia 29 de dezembro para sacar a parcela. Se deixar o prazo passar, terá de esperar uma nova rodada de pagamentos do PIS/Pasep em 2023 para acessar o valor. O saque pode ser feito na Caixa ou Banco do Brasil. Se tiver conta nesses bancos, o valor será creditado nela.