Por que o Brasil depende tanto do dólar americano? Entenda de uma vez!

Talvez você já tenha reparado que as variações do dólar costumam alterar preços de produtos e serviços aqui no Brasil, mas por que será que o país depende tanto da moeda norte-americana?

Um dos principais efeitos da alta do dólar em relação ao real vem causando neste ano é a disparada na inflação brasileira. A moeda norte-americana é apontada por especialistas como uma das maiores responsáveis pelos repetidos aumentos na inflação, junto com as altas no preço dos combustíveis e na tarifa de energia elétrica.

Publicidade

Publicidade

Para tentar como essas questões se relacionam com a cotação do dólar, veja a seguir as explicações de especialistas sobre o peso da moeda na economia brasileira.

por que brasil depende do dólar
Economistas explicam porque a economia brasileira depende tanto do dólar. Foto: Reprodução/Canva

Por que a economia do Brasil depende do dólar?

De acordo com o economista César Esperandio, a volatilidade do real em relação ao dólar depende muito da forma como o investidor estrangeiro vê o Brasil.

Acontece que como o dólar norte-americano é a moeda mais utilizada ao redor do mundo, ele serve como base de comparação para moedas de outros países.

Publicidade

Publicidade

No caso do Brasil, que é uma economia emergente – ainda em desenvolvimento -, o que existe é uma desconfiança maior de investidores estrangeiros em relação aos investimentos feitos no país e às condições políticas do governo.

Diante de qualquer desconfiança, o investidor tira os seus dólares de investimentos do Brasil e migra para outros mercados. Isso faz o Brasil ficar bem mais dependente do dólar americano. É por isso que o real apanha bastante quando há qualquer efeito adverso, seja no Brasil ou no mundo”, explicou Esperandio na live Papo com Especialista, do UOL Economia+.

Um caso recente que serve como exemplo de como a desconfiança de estrangeiros afeta a economia brasileira é o episódio envolvendo o anúncio dos valores do Auxílio Brasil.

Como o governo anunciou um valor maior do que o esperado e o ministro da Economia, Paulo Guedes, assumiu a possibilidade de mexer no teto de gastos para pôr o programa em prática, imediatamente o dólar subiu e a bolsa caiu, pois a mudança no teto gera desconfiança no mercado financeiro.

Efeitos do dólar na inflação

Em relação ao impacto do dólar na inflação brasileira, Thomás Gilbertoni, analista da Portofino Multi Family Office, explica que o dólar mais caro impacta no preço de produtos comprados em moeda estrangeira por empresas do Brasil.

Segundo ele, o câmbio mais caro tem consequência direta no valor do produto, o que pode desestimular o consumo e diminuir a margem de lucro das empresas.

Como a inflação representa o aumento nos preços de itens bastante consumidos ao longo do tempo, se o dólar alto fizer com que produtos e serviços fiquem mais caros, a moeda norte-americana acaba impactando neste índice.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário