Resultado ENEM 2020: datas divulgadas! Veja quando sai e não esqueça!
A divulgação do resultado ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos momentos mais aguardados por todos os candidatos que fizeram as provas.
Não é para menos, afinal, possibilita saber se tem uma boa nota para concorrer a bolsas de estudo e vagas em universidades particulares e públicas, especialmente em programas do governo federal.
Aqui, falamos quando sai o resultado do ENEM 2020. Continue a leitura e entenda como funcionará a liberação da pontuação, bem como onde utilizar essas notas!
Quando sai o resultado ENEM 2020?
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o resultado do ENEM 2020 será divulgado nas seguintes datas:
- 29 de março de 2021: candidatos que já concluíram o ensino médio;
- 29 de maio de 2021: candidatos treineiros, ou seja, aqueles que não concluíram o ensino médio.
Como verificar o resultado ENEM 2020?
A divulgação do resultado ENEM ocorrerá na Página do Participante, especificamente no boletim de desempenho individual. Ainda não sabe como acessá-lo? Sem problemas: confira, a seguir, um passo a passo:
- Acesse a Página do Participante do ENEM;
- Clique em “Página do Participante – entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “avançar”;
- Digite sua senha e clique em “entrar”;
- Selecione “boletim de desempenho individual”.
Um detalhe importante: caso não se lembre de sua senha de acesso, clique em “esqueci minha senha”, opção que será exibida assim que informar seu CPF. Nesse caso, será possível registrar uma nova senha.
Onde utilizar a nota ENEM 2020?
A nota do ENEM 2020 pode ser utilizada em diversos programas estudantis do governo federal e instituições de ensino particulares. Veja, a seguir, onde usá-la:
Sisu
O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, no qual universidades públicas disponibilizam vagas em seus cursos de graduação para candidatos do ENEM.
Mas, como funciona o Sisu? Todos os participantes tentam uma vaga numa universidade pública utilizando somente a nota do ENEM. Ou seja, podem estudar em uma instituição de ensino pública sem fazer o vestibular.
Um dos requisitos para participar do Sisu é ter feito o ENEM mais recente e não ter zerado a redação. Além disso, treineiros do Exame Nacional do Ensino Médio não podem se candidatar.
Para o primeiro Sisu 2021, o candidato poderá utilizar sua nota do ENEM 2020, porque o resultado sai antes do período de inscrição no programa. Conheça as principais dadas da seleção Sisu:
- Período de inscrição: de 6 a 9 de abril;
- Resultado: 13 de abril;
- Registro de interesse em lista de espera: de 13 a 19 de abril;
- Matrículas: de 15 a 19 de abril;
- Convocação de candidatos da lista de espera: a partir de 23 de abril.
A inscrição é gratuita e deve ser feita no site oficial do Sisu, dentro do período indicado acima (o mesmo do edital).
Prouni
O Prouni é o Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudo parciais (de 50%) e integrais (100%) em cursos de graduação em universidades particulares. Somente os seguintes candidatos podem participar da seleção:
- Quem tem renda bruta familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, se quiser uma bolsa integral;
- Aquele que possui renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, caso queira uma bolsa de estudos de 50%;
- Candidato que ainda não tenha diploma de curso superior;
- Quem participou do ENEM mais recente e teve nota superior a 450 pontos e não zerou na redação;
- Aquele que fez todo o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral.
O processo seletivo do Prouni 2021 já foi iniciado. No momento, a única data importante do cronograma é a de confirmação dos aprovados nas vagas remanescentes.
Fies
Trata-se do Fundo de Financiamento Estudantil, que é um programa voltado a financiar cursos de graduação em instituições de ensino particulares.
O candidato ao financiamento Fies deve ter participado de qualquer edição do ENEM a partir de 2010. Além disso, precisa ter atingido pontuação a partir de 450 e não ter zerado a redação.
Assim como o Prouni, o Fies 2021 só tem uma data importante no momento: a de complementação de inscrição dos aprovados em lista de espera. Tal procedimento deve ser feito até o dia 18 de março.