Imposto de Renda: Entregar declaração incompleta e depois retificar vale a pena? Entenda!

aplicativo receita federal
Retificação é um meio de não pagar multa por atraso na entrega (Imagem: Reprodução/Tv Tec Jundiaí)

Com apenas três dias para encerrar o prazo de entrega do Imposto de Renda 2021 muitas pessoas ainda encontram dúvidas em relação ao documento. Uma bastante comum é se vale a pena entregar a declaração de imposto de renda incompleta e retificar após a data limite.

Retificar o Imposto de Renda significa enviar uma correção posterior da declaração. Essa possibilidade é usada tanto para corrigir informações incorretas discriminadas no primeiro envio, quanto para acrescentar dados que possam ter faltado inicialmente.

Publicidade

Publicidade

O fato de essa situação valer ou não a pena irá depender do cenário no qual ela é feita. Veja abaixo duas situações comuns e que demonstram quando é vantajoso entregar o documento incompleto e quando não é.

Veja também: Benefício Emergencial (BEm): Pagamento começa hoje (28/5) – Veja como funciona

Quando há contribuição a receber?

aplicativo receita federal
Retificação é um meio de não pagar multa por atraso na entrega (Imagem: Reprodução/Tv Tec Jundiaí)

Pode ser vantajoso entregar a declaração incompleta ao invés de atrasada quando o contribuinte possui contribuição para receber. Nesse caso, se faltarem documentos no momento do preenchimento da declaração é melhor enviá-la sem essas informações e corrigi-la posteriormente.

Publicidade

Publicidade

A maior vantagem aqui é que a entrega incompleta isenta o contribuinte de pagar multa por atraso.

Quando há impostos a serem pagos

A segunda situação é um exemplo de quando retificar o Imposto de Renda não vale a pena para o contribuinte.

Pode acontecer do cidadão enviar a primeira versão da declaração e a retificação apresentar um total de impostos maior do que no documento enviado inicialmente.

Se isso acontecer, há um acréscimo de multa de 0,33% por dia de atraso, 1% de juros pelo mês de pagamento mais os juros que são calculados com base na taxa Selic até o fim do mês que antecedeu o pagamento.

Todos esses juros e multa referentes a diferença entre a declaração e sua retificação, podem acabar saindo mais caros do que pagar a multa por atraso na entrega do documento.

Com isso posto, cabe ao contribuinte analisar bem os possíveis cálculos de sua declaração de Imposto de Renda para concluir em qual opção terá menos gastos.

Como retificar declaração de Imposto de Renda pelo programa IR 2021

Publicidade

Publicidade

Retificar a declaração do Imposto de Renda pode ser feita de forma bastante simples pelo programa do IR 2021. Para isso, basta baixar e instalar o software no computador ou celular.

  1. Abra o programa e vá até o menu Declaração e em seguida encontre a opção Retificar;
  2. Na tela seguinte aparecerão todas as declarações que já foram enviadas pelo seu computador ou celular. Selecione aquela que você deseja corrigir. No caso, você deve selecionar a declaração intitulada como Original no caso de querer corrigir a declaração enviada inicialmente ou a com o nome Retificadora se a ideia for corrigir novamente uma retificação que já havia sido feita;
  3. Após selecionar o documento a ser corrigido, o software criará uma cópia na aba Em Preenchimento. Abra essa cópia, selecione a página que deseja corrigir e faça as modificações que precisa. Se precisar acrescentar informações, é só abrir uma nova ficha e preenchê-la normalmente;
  4. Feita as correções, vá ao menu Fichas da Declaração e clique em Verificar Pendências. Observe se não há erros de preenchimento e se estiver tudo certo clique em Entregar Declaração.

Contribuinte pode retificar declarações de anos anteriores

Da mesma forma que o contribuinte consegue retificar a declaração de Imposto de Renda desse ano, ele também pode realizar correções em declarações anteriores.

A Receita Federal permite que sejam realizadas retificações de declarações de até 5 anos atrás. A única regra é que o documento a ser corrigido não esteja sofrendo fiscalização.

Para realizar retificações anteriores, basta acessar o site da Receita e baixar o programa da declaração do ano correspondente ao qual você deseja corrigir.

Publicidade

Já no programa é necessário ter o número do recibo da declaração a ser retificada, além do arquivo do documento. Com esses itens, basta seguir o mesmo passo a passo apresentado no tópico anterior.

Publicidade

Retificar declaração de Imposto de Renda atrasa a restituição

Uma informação importante que o contribuinte precisa ter em mente é que realizar retificação de declaração faz com que a restituição do documento, nos casos onde ela existe, seja atrasada.

Isso acontece porque a Receita Federal considera a data de envio da retificadora, ou seja, desconsidera o primeiro envio do documento. Dessa forma, o pagamento de restituição é jogado para os últimos lotes.

Fonte: CNN Brasil

Publicidade

Publicidade

Veja também: IR 2021: RF lança assistente virtual que auxilia na declaração do Imposto de Renda

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Veja mais ›
Fechar