Só 7% dos usuários do WhatsApp ativaram a função de pagamentos do app
Muito esperado por alguns, desnecessário para outros. Apenas 7% dos usuários do WhatsApp ativaram a ferramenta de pagamentos do aplicativo, chamada WhatsApp Pay. Foi isso que revelou a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.
Entre homens e mulheres, pessoas do sexo masculino aderiram um pouco mais à ferramenta do WhatsApp (10%). Já no caso das mulheres, apenas 5% das entrevistadas afirmaram que cadastraram o cartão de débito no app.
A faixa etária dos usuários também é relevante. A pesquisa mostra que os jovens se sentiram mais confortáveis em utilizar o método de pagamento:
- 9% dos usuários entre 16 e 29 anos;
- 7% dos usuários com 30 a 49 anos;
- 5% dos usuários com 50 anos ou mais.
Por que os usuários do WhatsApp não ativaram a função de pagamento do aplicativo?
A Pesquisa Panorama Mobile / Opinion Box mostra que 70% dos participantes sabem o que é o WhatsApp Pay. Ainda sim, poucos cadastraram um cartão de débito no aplicativo. Veja os motivos declarados pelos entrevistados:
- 50% afirmam que não têm interesse nesse serviço, mas relatam que isso pode mudar quando for possível fazer compras com cartão de crédito;
- 33% responderam que não confiam no WhatsApp. Esse medo é maior entre as mulheres (37%) do que entre os homens (30%);
- 6% explicaram que não têm nenhum cartão de débito;
- 5% não têm cartão dos bancos parceiros do WhatsApp.
Mesmo com pouca adesão à ferramenta de pagamentos, WhatsApp Pay, o aplicativo de mensagens conseguiu aumentar o engajamento entre os usuários brasileiros no primeiro semestre de 2021:
- O número de pessoas que declara se comunicar com marcas pelo WhatsApp passou de 76% para 80%;
- Os usuários que fazem chamadas de voz pelo aplicativo tiveram alta, de 71% para 76%;
- O percentual de pessoas que publica status subiu de 46% para 53%;
Golpes com usuários do WhatsApp diminuem a confiança no aplicativo
Um dos motivos pelo qual os usuários do WhatsApp não se sentiram confortáveis para cadastrar um cartão de débito na ferramenta de pagamentos do aplicativo é a falta de confiança. E não é para menos: o app de mensagens foi alvo de diversos golpes no último ano.
Um dos mais comuns é o de clonagem da conta do WhatsApp. Neste caso, os criminosos se passam pelo usuário e pedem dinheiro para os contatos dele.
Também existem ocorrências de que um indivíduo criou uma nova conta, com o mesmo nome e foto da vítima. O objetivo é igual ao do golpe anterior: conseguir transferências de dinheiro ao se passar por outra pessoa.
Outra forma maliciosa que os golpistas utilizam para roubar dinheiro ou informações, é por meio de links maliciosos. Uma mensagem, com uma promoção falsa ou com notícias inverídicas, é enviada em massa para usuários do WhatsApp. Ela contém um link, que direciona para um site falso e rouba informações de quem acessá-lo.
Nova funcionalidade da ferramenta de pagamentos, WhatsApp Pay
Em agosto, o WhatsApp lançou na Índia um novo recurso para a ferramenta de pagamentos do aplicativo, o WhatsApp Pay. Ele traz novas possibilidades de personalização no momento de uma transferência bancária.
Para os usuários do WhatsApp indianos, agora é possível escolher um plano de fundo diferente para o aplicativo no momento da efetuação do pagamento.
Por enquanto, existem sete imagens que podem ser usadas, com temas de aniversário, feriados e viagens. Dessa forma, é possível enviar dinheiro para outra pessoa no app, com um plano de fundo que combina com o intuito da transferência!
O objetivo desse novo recurso é deixar as mensagens mais bonitas e, também, organizar os pagamentos de forma visual, já que cada item pode ser identificado por conta do visual.
Como usuários do WhatsApp podem configurar a ferramenta de pagamentos?
Veja o passo a passo de como cadastrar um cartão na ferramenta de pagamentos do WhatsApp, o WhatsApp Pay:
- Entre no WhatsApp;
- Escolha o contato para quem você quer fazer um pagamento;
- Selecione o “clipe de papel” ou no item “+” no campo em que se digita a mensagem;
- Clique em “Pagamentos”;
- Insira o valor que deseja pagar;
- Uma aba do Facebook Pay será aberta;
- Leia os termos de uso de serviço e, se aceitar, concorde com eles;
- Será solicitada a criação de um PIN, que pode ser biometria, leitura facial ou uma senha;
- Depois de criar o PIN, insira os dados pessoais;
- Adicione um cartão de débito, vinculado aos bancos parceiros do Facebook Pay;
- Um código de verificação será enviado.
- Agora, os pagamentos por WhatsApp Pay estão liberados!
Fontes: Mobile Time, TechTudo, Canal Tech e InfoMoney.