Compras de supermercado online cresceram 30% em 2021 – É mais econômico?
Desde o início da pandemia, você saberia dizer quantas vezes fez compras online? Isso vale para tudo: entregas de restaurantes, farmácias, eletrodomésticos, presentes para família ou amigos ou até mesmo aquele mimo especial para você mesmo. O número de vezes que isso aconteceu deve ser quase inimaginável. E quando você pensa em supermercado online, o que passa na sua cabeça?
Com os crescentes casos de covid-19, muita gente só saiu de casa para fazer compras no mercado. Para outras, esse tipo de estabelecimento virou o pior pesadelo possível: pessoas usando máscaras de forma errada, formação de filas para o caixa, todo mundo pegando nas frutas e verduras sem o devido cuidado…Com todo esse cenário horripilante para uma pandemia, alguns consumidores resolveram apostar no supermercado online.
Uma pesquisa feita pela VipCommerce em parceria com o E-Commerce Brasil mostra a quantidade de brasileiros que começaram a fazer compras neste formato. Cerca de 75% dos entrevistados afirmaram que já compraram pelo supermercado online. As frequências variam:
- 26% a cada 15 dias;
- 21% compraram apenas uma ou duas vezes até agora;
- 15% uma vez por mês;
- 11% fizeram duas ou mais vezes por semana.
O que os supermercados online garantem, na maioria das vezes, é flexibilidade na entrega e na forma de fazer as compras.
O que é mais comum nas compras por supermercado online?
As compras por supermercados online podem ser feitas de duas maneiras. De acordo com a pesquisa do VipCommerce e do E-commerce Brasil, 55% das pessoas preferem usar os próprios aplicativos de compras dos supermercados. Os outros 45%, relatam que usam marketplaces, como Rappi, iFood, James e Americanas.com.
Os motivos para as compras foram diversos. Os participantes puderam assinalar mais de uma opção durante o levantamento:
- 66% comentaram o valor do frete;
- 60% promoções;
- 59% entrega de todos os itens (sem trocas ou cancelamentos depois do pedido fechado);
- 58% o tempo da entrega;
- 54% variedade de produtos;
- 39% qualidade das informações sobre os produtos;
- 25% diversidade nas opções de entrega, como clique e retire, entrega expressa e tradicional;
- 16% possibilidade de cashback.
O perfil mais comum dos consumidores que usam supermercados online para fazer compras são pessoas entre 30 e 39 anos, do sexo feminino, casados e que têm um veiculo para o transporte pessoal.
Veja os detalhes:
- 38% dos respondentes têm de 30 a 39 anos;
- 23% das vendas é feita pelo público de 19 a 29;
- 21% dos consumidores têm entre 40 e 49 anos;
- 13% dos respondentes têm entre 50 e 59 anos;
- 52% são mulheres;
- 48% são casados;
- 31% são solteiros;
- 13% estão em união estável;
- 7% são divorciados;
- 69% dos participantes têm carro;
- 21% usam aplicativos de mobilidade urbana, como Uber e 99.
Supermercados online cresceram em 2021
Outra pesquisa, feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostra que com a pandemia, os serviços de delivery de entrega de comida e os supermercados online foram os que mais tiveram alta no número de consumidores do comércio digital.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online alcançaram a marca de R$ 35,2 bilhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 72,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Com a pandemia, tivemos setores que foram beneficiados e cresceram muito. Tivemos uma aceleração dessa mudança de hábito, de usar a internet e fazer a compra via remota, e uma antecipação eu diria de quase 20 anos. Mas o mais interessante é que já estávamos preparados para isso”, reforça o presidente da CNDL, José César da Costa.
Confira os aumentos mais expressivos, de acordo com a CNDL/SPC Brasil:
Comida delivery:
2019: 30,40%
2020: 54,80%
Streaming de filmes e séries:
2019:26,80%
2020: 35,90%
Compras de supermercado online:
2019: 9,20%
2020: 30,30%
Quais são as vantagens e desvantagens desse novo tipo de consumo?
Os prós e contras de fazer supermercado online variam para cada pessoa. O interessante é analisar os seus padrões de consumo para então avaliar o que é melhor.
O supermercado online pode ser útil para:
- Quem está em home office;
- Pessoas que participam de sistemas de cashback;
- Que não tem carro e sente dificuldade de comprar produtos pesados;
- Para quem compra mais do que precisa ao ir presencialmente ao mercado.
Por outro lado, a demora de pelo menos uma hora para a realização da entrega, o preço do frete e a qualidade pessoal que alguns produtos são escolhidos, como hortifrutti, podem ser considerados desvantagens.
Fontes: G1 e E-commerce Brasil