Prouni 2021: candidatos selecionados. Vagas liberadas hoje (terça, 19/01)
O Prouni (Programa Universidade para Todos), do Ministério da Educação, é um dos principais programas de bolsas de estudos do país. Nesta terça-feira (19/01), a lista com os aprovados na primeira chamada foi liberada.
Confira, aqui, mais informações sobre o programa e veja como consultar o resultado Prouni do primeiro processo seletivo de 2021!
Como consultar o resultado Prouni 2021
O candidato consegue consultar a lista de selecionados Prouni 2021 diretamente no site do programa. Abaixo, apresentamos um passo a passo para lhe auxiliar:
- Acesse o site Prouni;
- Clique em “lista de selecionados”;
- Informe o nome da instituição de ensino superior para a qual se candidatou;
- Selecione o local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e chamada;
- Clique em “pesquisar”.
Pronto! Assim que seguir essas orientações, a lista com os nomes dos candidatos pré-selecionados será exibida. A partir de então, tem início o período de confirmação de informações da primeira chamada.
Caso o candidato tenha interesse em saber seu resultado individual no processo seletivo, a consulta é diferente. Veja, abaixo, como proceder para obter essa informação:
- Acesse o site do Prouni;
- Clique em “ver resultado”;
- Selecione “entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “avançar”;
- Digite sua senha de acesso e clique em “entrar”;
- Selecione a opção de resultado Sisu.
Confirmação de informações Prouni 2021
Todo candidato aprovado deve apresentar a documentação que comprove informações que foram fornecidas durante a inscrição no Prouni. Trata-se de uma etapa em que se confirma que todos os pré-selecionados realmente cumprem os requisitos do programa.
Os aprovados na primeira chamada deverão comparecer à instituição de ensino superior no período de 19 a 27 de janeiro e apresentar os seguintes comprovantes pessoais e de membros do grupo familiar:
- Documento de identificação oficial com foto;
- Comprovante de residência atualizado;
- Caso receba pensão, exibir o comprovante de pagamento;
- Comprovante de conclusão do ensino médio cursado em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
- Comprovantes de rendimentos;
- Documentos que comprovem separação, divórcio ou óbito dos pais, caso não façam parte do mesmo grupo familiar;
- Comprovante de deficiência física ou de que atua como professor da educação básica, se for o caso.
Está em dúvida sobre quais documentos são aceitos pelas instituições de ensino superior? Então, verifique a seção de documentação no site do Prouni para saber o que pode ser apresentado.
Segunda chamada e lista de espera Prouni 2021
Quem não foi aprovado na primeira chamada Prouni 2021 não precisa desanimar, ainda há mais duas chances de conseguir uma bolsa de estudos: a segunda chamada e a lista de espera.
O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 01 de fevereiro, também no site do Sisu. O período de confirmação de informações dos aprovados vai de 01 a 09 de fevereiro.
Já com a lista de espera o procedimento é diferente. Quem quiser participar dela precisa registrar seu interesse nos dias 18 e 19 de fevereiro diretamente no site do Prouni. O resultado sai no dia 22 do mesmo mês.
Mas, para poder participar da lista de espera o candidato deve cumprir requisitos estabelecidos no edital do programa, tais como:
- Não ter sido aprovado em nenhuma das duas chamadas regulares do Prouni;
- Ter sido aprovado numa das chamadas regulares, mas não conseguiu usufruir da bolsa devido a não formação de turma.
Tipos de bolsas Prouni 2021
O Prouni disponibiliza dois tipos de bolsas de estudos em instituições de ensino superior particulares:
- Integral: neste caso, o candidato precisa comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- Parcial: bolsa de 50%. Para ter acesso ao benefício, o candidato tem de provar renda familiar mensal de 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa.
Fies e Sisu 2021
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) estão programados para iniciarem seus processos seletivos ainda no primeiro semestre de 2021, assim como o Prouni.
No caso específico do Fies, já há data: as inscrições começam em 26 de janeiro e se encerram no dia 29 do mesmo mês. Já o Sisu, que concede vagas em universidades públicas), está previsto para abril, usando notas do Enem 2020.