CNH Social MS: inscrições para habilitação social vão até quarta-feira (6)
Quem está interessado em participar do programa CNH Social MS deve ser rápido: as inscrições só vão até 6 de abril, quarta-feira.
As inscrições para a CNH Social MS abriram nesta segunda-feira, mas já estão próximas do fim. O prazo para que os candidatos se inscrevam termina nesta quarta-feira, dia 6 de abril. Ao todo, estão disponíveis 1.180 vagas para categoria A, 1.000 vagas para B, 2.570 vagas para categoria AB e 250 vagas para PcD.
Como funciona a CNH Social?
De acordo com o Detran de Mato Grosso do Sul, os custos para emitir a Carteira Nacional de Habilitação no estado, contabilizando aulas, taxas e exames, totalizam R$2600,00.
Com a CNH Social MS, todos os gastos, que incluem as 20 aulas práticas e as 45 teóricas exigidas, exames médico e psicológico e as taxas, até a retirada do documento, vão ser gratuitos para os participantes.
A partir do programa, é possível emitir habilitação nas categorias A, B ou AB. O objetivo da medida é incentivar o exercício das atividades econômicas, a livre iniciativa, a profissionalização, a capacitação e a inclusão social e produtiva no mercado de trabalho.
Como se inscrever para a CNH Social MS?
Veja o passo a passo de como se inscrever na CNH Social MS:
- Acessar o site do Detran MS;
- Fazer o cadastro no site;
- O Detran MS terá 30 dias para publicação da relação de candidatos selecionados;
- Quem for convocado pelo edital precisará se apresentar em uma agência com documento de identificação, original e cópia, para abertura do Processo Renach e captura de imagem.
Quantas vagas estão abertas?
A CNH Social MS deve atender cerca de cinco mil cidadãos de Mato Grosso do Sul, que não têm condições financeiras para pagar todos os processos e taxas de emissão da carteira de motorista. As oportunidades são divididas por regiões do estado:
- 1.650 para Campo Grande;
- 800 para Dourados e região;
- 300 para Naviraí e região;
- 300 para Três Lagoas e região;
- 300 para Ponta Porã e região;
- 250 para Paranaíba e região;
- 250 para municípios da região da Capital;
- 250 para Corumbá e Ladário;
- 250 para Nova Andradina e região;
- 250 para Aquidauana e região;
- 200 para Jardim e região;
- 200 para Coxim e região.
Os critérios para participar do programa são:
- Estar em situação de vulnerabilidade social;
- Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal;
- Possuir renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total mensal de até 2 salários mínimos;
- Residir em Mato Grosso do Sul há, no mínimo, dois anos.
Cinco por cento das vagas da CNH Social MS serão destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) será responsável por verificar a situação de vulnerabilidade social dos beneficiários.
Algumas pessoas não vão ter direito a participar do programa:
- Quem tiver cometido crimes na condução de veículo, com sentença penal condenatória transitada em julgado;
- Quem teve a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada, ou que deseje transferir processo de habilitação iniciado em outra unidade da federação.
Critérios de desempate para a CNH Social MS
Durante a seleção dos candidatos para as cinco mil vagas espalhadas em Mato Grosso do Sul, o Detran MS, estabeleceu alguns critérios de desempate, que serão aplicados digitalmente pelo sistema do órgão de trânsito e da Sedhast.. Eles são:
- Maior idade;
- Menor renda;
- Maior número de integrantes na família;
- Data e hora de inscrição.
Se, mesmo assim, os candidatos empatarem novamente, a escolha será feita por meio de sorteio.
Outros estados com programas de habilitação social
Acre
No Acre, as inscrições para o CNH Social foram encerradas no dia 6 de março. Elas ficaram abertas por 20 dias e disponibilizaram 2001 vagas.
Amazonas
No Amazonas, a CNH Social é realizada na capital e no interior do estado. O governo estadual espera disponibilizar 20 mil vagas do programa até dezembro de 2022.
Distrito Federal
As inscrições para o programa Habilitação Social 2022 começam no dia 25 de abril e vão até 25 de maio. Das cinco mil vagas disponibilizadas, 1.500 são para a modalidade Estudante Habilitado e 3.500 para a modalidade Cidadão Habilitado.
Espírito Santo
As inscrições para a CNH Social ES terminaram na última sexta-feira, 1º de abril. Esse foi considerado o maior edital da história do estado, com 10 mil vagas.
Goiás
A CNH Social Goiás abriu o maior número de vagas neste ano: foram 11 mil oportunidades, que tiveram o período de inscrição finalizado em fevereiro. O programa é dividido em três modalidades: estudantil, urbana e rural.