Auxílio Brasil: pagamentos de maio começam nesta quarta (18). Quem recebe? Valores e onde receber
Os repasses da parcela de maio do Auxílio Brasil começam hoje. Descubra quem recebe, valores e como sacar o benefício!
A Caixa Econômica Federal inicia hoje (18) a rodada de pagamentos de maio do Auxílio Brasil, com repasse para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) final 1.
O Auxílio Brasil é um benefício de transferência de renda para famílias pobres e extremamente pobres. Para recebê-lo, é obrigatório cumprir requisitos de renda e ter Cadastro Único (CadÚnico) atualizado nos últimos dois anos.
Confira, a seguir, detalhes sobre o pagamento do Auxílio Brasil, bem como o calendário de repasses completo do mês de maio!
Quem recebe o Auxílio Brasil hoje (18)?
Beneficiários com NIS final 1 recebem o Auxílio Brasil hoje. O calendário de pagamentos de maio segue até o último dia útil do mês, quando beneficiários com NIS 0 devem receber.
Qual o valor do Auxílio Brasil 2022?
Em 2022, o benefício tem valor mínimo de R$ 400,00 por família. Existe a possibilidade de receber mais do que isso, mas a família precisa cumprir critérios que dão direito a benefícios adicionais.
Por onde receber o benefício?
O beneficiário pode receber o Auxílio Brasil de duas formas: por meio de plataforma social ou crédito em poupança social digital. No primeiro caso, basta usar o cartão do programa e senha para sacar o dinheiro em postos autorizados.
Já no segundo, a movimentação da parcela é por aplicativo Caixa Tem, no qual dá para pagar contas usando o código de barras do boleto. Outra opção é o pagamento de compras por cartão de débito virtual gerado no app ou QR Code.
Também dá para transferir gratuitamente o benefício para outra conta bancária, por meio de Pix, TED e DOC. A diferença entre esses serviços é o tempo de compensação da transação: no Pix, o dinheiro estará disponível na outra conta em até 10 segundos. Na TED e no DOC, a compensação pode demorar um dia.
Prefere sacar o Auxílio Brasil? Quem recebe por poupança social digital terá de gerar um código autorizador de saque no aplicativo Caixa Tem, pois a conta não possui cartão físico.
E como gerar o código? Simples: acesse o aplicativo Caixa Tem, o serviço de saque sem cartão e gere seu código, que tem validade de uma hora. Não conseguiu usá-lo neste período? Sem problemas, entre no app e gere um novo.
O beneficiário consegue sacar em três canais: lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) de agências da Caixa Econômica Federal.
Um detalhe importante: o beneficiário tem o prazo de 120 dias contados a partir da data de pagamento para movimentar o valor. Caso não o faça, o dinheiro retorna para o governo.
Como consultar o Auxílio Brasil?
A consulta Auxílio Brasil é online e permite verificar o status do benefício, conseguindo saber previamente se está ativo e se será pago. A seguir, indicamos onde e como consultar:
Aplicativo Caixa Tem
- Baixe o aplicativo Caixa Tem na Play Store ou App Store;
- Toque no ícone do aplicativo e selecione “entrar”;
- Informe seus dados pessoais. Se não tiver cadastro, faça um com registro de senha de acesso;
- Selecione “Auxílio Brasil – consulte seu benefício”, item disponível no menu de serviços;
- Toque em “ver meu benefício”.
Aplicativo Auxílio Brasil
- Baixe o aplicativo Auxílio Brasil na Play Store ou App Store;
- Toque em “consultar”;
- Informe a senha usada no aplicativo Bolsa Família, senha Caixa Tem ou cadastre uma senha se for seu primeiro acesso;
- Selecione “consulta do benefício”.
Calendário Auxílio Brasil 2022 de maio
O calendário de pagamentos tem datas definidas de acordo com o dígito final do NIS dos beneficiários. Confira quando as parcelas estarão disponíveis neste mês de maio:
- NIS final 1: 18 de maio;
- NIS final 2: 19 de maio;
- NIS final 3: 20 de maio;
- NIS final 4: 23 de maio;
- NIS final 5: 24 de maio;
- NIS final 6: 25 de maio;
- NIS final 7: 26 de maio;
- NIS final 8: 27 de maio;
- NIS final 9: 30 de maio;
- NIS final 0: 31 de maio.
Pagamento do Vale-Gás de maio
O Vale-Gás não será pago em maio, pois o governo federal faz os repasses do benefício somente em meses pares. Portanto, voltará a ser pago apenas em junho, nas mesmas datas de repasse do Auxílio Brasil.