Auxílio Emergencial 2021: Saque adiantado? É possível pelas fintechs! Veja aqui!
Conforme nós já mostramos aqui, cada parcela do auxílio emergencial tem duas datas diferentes para os beneficiários: a etapa de pagamento no aplicativo Caixa Tem e a de liberação para saque. Entretanto, há opções de saque adiantado do auxílio emergencial para não precisar esperar um mês para usar o dinheiro.
Muitos beneficiários estão preocupados com a regra de um mês de espera para poder sacar o valor de cada parcela. Afinal, não são todas as pessoas que pagam contas online ou fazem compras com cartão virtual, o que são as únicas opções disponíveis antes da liberação para saque. Além disso, o benefício é emergencial, e as contas e necessidades da família não podem esperar.
Por isso, a solução de fintechs como PigPay, PagBank, RecargaPay, Mercado Pago e Nubank deve ajudar muita gente, assim como já aconteceu em 2020. Por meio dos aplicativos dessas empresas é possível transferir os valores do Caixa Tem sem precisar esperar um mês. E não há cobrança de taxas.
Antes de explicarmos como fazer um saque adiantado do auxílio emergencial, cabe explicar que beneficiários do Bolsa Família não precisam aguarda para sacar o valor. Para os participantes do programa, é possível sacar ou transferir o dinheiro no mesmo dia de recebimento.
Além disso, pessoas cadastradas no Bolsa Família também têm um calendário diferente de pagamentos do auxílio. Para elas, o cronograma segue de acordo com o Número de Identificação Social (NIS).
Veja também: Auxílio emergencial – novo prazo para contestação de benefício negado. Veja!
Como funciona o saque adiantado do auxílio emergencial?
A opção de saque do auxílio por meio de fintechs (empresas de tecnologia financeira), já foi bastante utilizada no ano passado, principalmente com o PicPay.
Nesse caso, o beneficiário pode transferir o valor do benefício para uma carteira digital como se fosse uma compra online. Basta gerar um boleto no aplicativo da fintech de sua preferência e “pagá-lo” no Caixa Tem. Na prática, isso funciona como uma transferência.
Caso o usuário prefira, ele também pode utilizar cartão de débito ao invés de boleto. Nesse caso, é só escolher a opção de depositar dinheiro com cartão no aplicativo da fintech, e depois usar o cartão virtual do Caixa Tem.
Após transferir o valor do benefício para a conta da fintech de sua preferência, o usuário pode pagar contas ou fazer compras com o crédito disponível em sua carteira digital.
Por outro lado, se o beneficiário quiser sacar esse dinheiro, ele pode fazer uma nova transferência para o banco do qual ele é cliente. Esse procedimento pode ser realizado gratuitamente por meio do Pix, por exemplo.
Confira a seguir como fazer saque antecipado do auxílio emergencial nos aplicativos de algumas das principais fintechs do mercado brasileiro.
RecargaPay
A RecargaPay está entre as carteiras digitais que permitem transferir o valor do auxílio assim que o pagamento cair na conta. Além disso, a fintech também oferece descontos no pagamento de contas e cashback (dinheiro de volta) para recargas de celular.
Outro destaque da RecargaPay é a possibilidade de adquirir itens como gás de cozinha com descontos. Para saber como transferir o valor do auxílio emergencial para a conta da RecargaPay, basta acessar o nosso texto explicando o passo a passo.
PicPay
O aplicativo do PicPay foi um dos mais utilizados para receber o dinheiro do auxílio emergencial em 2020. Para baixar o aplicativo gratuitamente, basta acessar a Google Play (para Android) ou a App Store (iOS).
A transferência via boleto pode ser feita sem taxas, mas a via cartão virtual da Caixa tem tarifa de 1,99% sobre o valor transferido, pois o saldo é liberado na hora. Sendo assim, vamos mostrar o passo a passo para a transferência via boleto, que apesar de ser gratuita pode levar até dois dias úteis para cair na conta PicPay:
- Baixe o aplicativo PicPay e abra uma conta;
- Na tela inicial do aplicativo, clique em “Carteira”, depois “Adicionar”, “Auxílio emergencial” e por fim “Boleto Bancário;
- Digite o valor que deseja transferir para sua conta e selecione “Gerar boleto”;
- Por fim, é só pagar o boleto no app Caixa Tem que o dinheiro vai para sua carteira digital do PicPay.
Para quem preferir transferir via cartão virtual da Caixa, é só seguir um passo a passo semelhante ao do app PagBank, que vamos explicar no tópico abaixo.
PagBank
Com o PagBank, tanto a transferência via boleto quanto via cartão virtual da Caixa são gratuitas. Entretanto, enquanto o boleto pode levar até três dias úteis para transferir o dinheiro para a conta, com o cartão o saldo é liberado na hora.
Por boleto, basta selecionar a opção “Adicionar dinheiro” e seguir um caminho semelhante ao do app PicPay. Já para a transferência via cartão virtual, o passo a passo é o seguinte:
- Baixe o aplicativo PagBank e abra uma conta;
- Em seguida, vá até o App Caixa Tem, abra o cartão de débito virtual e copie o número do cartão, validade e código de segurança;
- Volte ao app PagBank e clique na opção “Adicionar dinheiro” na tela inicial;
- Selecione “Cartão de débito virtual Caixa”, depois “Adicionar novo cartão” e informe os dados do cartão que você copiou no Caixa Tem;
- Digite o valor que deseja transferir e clique em “Continuar”.
Veja também: Bolsa Família – consulta do valor das parcelas do auxílio emergencial inicia hoje (14/4)
Nubank
No caso do Nubank, a única opção de transferência disponível é via boleto bancário. O prazo para o dinheiro cair na sua conta da fintech é de até três dias úteis, e não há taxas pela operação.
- Baixe o aplicativo da Nubank e abra uma conta;
- Na tela inicial, selecione as opções “Depositar” e depois “Depositar por boleto”;
- Digite o valor que deseja transferir e clique em “Concluir”;
- Por fim, basta pagar o boleto no app Caixa Tem.
Mercado Pago
Assim como o PicPay, o Mercado Pago disponibiliza a transferência via boleto gratuitamente com até dois dias úteis para cair na conta, enquanto via cartão a taxa é de 1,99% e o saldo é liberado na hora.
Para transferir via cartão, o passo a passo é semelhante ao do PagBank. Na transferência via boleto, o caminho é o seguinte:
- Baixe o aplicativo do Mercado Pago e abra uma conta;
- Na tela inicial, acesse a opção “Seu dinheiro” e depois “Adicionar dinheiro”;
- Depois disso, escolha “Boleto bancário” entre os meios de pagamento disponíveis;
- Digite o valor que deseja transferir e clique para “Gerar boleto”;
- Por fim, é só pagar o boleto no Caixa Tem.