Licenciamento 2023 Detran RO – Valor, calendário, como pagar e mais!
Confira as principais informações sobre o Licenciamento do Detran-RO de 2023 e fique preparado para pagar esta taxa.
Os proprietários de veículos de Rondônia já se preparam para o pagamento da taxa de licenciamento de 2023 do Detran-RO, que tem o calendário de vencimentos iniciando no primeiro trimestre do ano.
Calendário de pagamentos do Licenciamento RO 2023
Os prazos do calendário de licenciamento de 2023 do Detran-RO variam de acordo com o final de placa de cada veículo e seguem entre março e outubro.
A primeira data de vencimento do cronograma vale para os veículos com finais de placa 1, 2 e 3. A seguir confira o calendário completo do licenciamento RO 2023:
Final de Placa | Prazo final para o Licenciamento |
1, 2 e 3 | até 31 de março |
4 | até 28 de abril |
5 | até 31 de maio |
6 | até 30 de junho |
7 | até 31 de julho |
8 | até 31 de agosto |
9 | até 29 de setembro |
0 | até 31 de outubro |
Além disso, é importante lembrar que o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é vinculado ao licenciamento anual.
Por isso, os motoristas rondonienses também devem ficar atentos ao calendário do IPVA RO 2023, que começa em janeiro e tem os mesmos prazos de vencimento que a taxa de licenciamento. Ou seja, para os veículos com placa terminada em 1, 2 ou 3, por exemplo, o prazo limite para quitar o IPVA também é 31 de março.
Como funciona o Licenciamento 2023 do Detran-RO?
Todos os anos, os motoristas rondonienses devem pagar a taxa de licenciamento do Detran-RO para renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).
Com esta renovação, os veículos ficam autorizados a circularem livremente pelas ruas e estradas do estado. Vale lembrar que o CRLV é um documento de porte obrigatório, e o atraso em sua renovação configura uma infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 mais 7 pontos na CNH.
No entanto, para renovar o licenciamento anual do veículo, o contribuinte também precisa pagar outras taxas, como o IPVA RO 2023 e eventuais multas de trânsito.
Como pagar o Licenciamento RO 2023?
Para renovar o licenciamento de veículos do Detran-RO em 2023, os motoristas do estado devem emitir a guia de recolhimento da taxa anual pela internet. Nesse caso, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse a Central de Serviços do Detran-RO;
- Em seguida, vá até o quadro “Veículos” e clique em “Consulte Aqui”;
- Na página seguinte, informe a Placa do veículo e clique em “Sou humano”;
- Depois, marque as imagens solicitadas pelo sistema e clique para “Consultar”;
- Após isso, você verá uma página com informações básicas sobre o veículo. Para seguir, vá até “Consultar informações adicionais e débitos” e informe também o Renavam do veículo. Confira aqui como descobrir o Renavam;
- Por fim, basta clicar para emitir a guia de recolhimento da taxa de licenciamento e pagar o boleto.
Valor da taxa e onde pagar o Licenciamento RO 2023
De acordo com a tabela dos serviços e taxas 2023 do Detran-RO, o valor do licenciamento anual no estado é de R$ 200,78.
Para pagar a taxa de licenciamento, multas e demais boletos do Detran-RO, os motoristas podem se dirigir até uma dos seguintes locais:
- Caixa Econômica Federal;
- Lotéricas;
- Banco Sicoob;
- Banco do Brasil (Correspondente Bancário ou Banco Postal).
No caso do Banco do Brasil, os contribuintes precisam pagar o licenciamento RO 2023 por meio de canais eletrônicos (internet banking e terminais de autoatendimento) ou em canais alternativos, como Correspondente Bancário e Banco Postal. Isso porque o BB não recebe documentos de arrecadação nos Guichês de Caixa de suas agências.
Afinal, como emitir o CRLV atualizado?
Após o pagamento da taxa de licenciamento anual e demais débitos de seus veículos, os motoristas de Rondônia podem emitir e baixar o CRLV-e, versão digital do documento. Vale lembrar que o CRLV não é mais emitido em papel-moeda e enviado ao endereço dos contribuintes.
Nesse caso, os proprietários de veículos do estado podem imprimir o documento ou carregá-lo no celular ou tablet, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). As duas versões têm o mesmo valor jurídico, conforme já explicamos aqui.
Para baixar o CRLV-e, os motoristas rondonienses podem acessar a Central de Serviços do Detran-RO (link no passo a passo acima) e seguir o mesmo procedimento até a página de informações adicionais e débitos do veículo. Depois disso, é só clicar para imprimir o documento que ele ficará disponível para impressão sempre que necessário.
Além disso, outra opção para baixar o CRLV-e é por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Nesse caso, o motorista só precisa seguir o passo a passo que já mostramos aqui.