As 6 plantas mais resistentes e fáceis de cuidar: ideias para iniciantes

Confira algumas dicas de plantas resistentes e fáceis de cuidar, que são ideais para quem ainda está iniciando no mundo da jardinagem.


Se você ainda está iniciando no mundo da jardinagem, conheça algumas plantas resistentes e fáceis de cuidar que são ideias para quem ainda está “pegando o jeito”.

1 – Hibisco

hibisco
Foto: Rajiv Bajaj/Unsplash

O Hibisco é uma das plantas mais fáceis de se manter em seu jardim, pois não são exigentes em relação ao tipo de solo e também são resistentes à falta de água, se mantendo com chuvas e regas ocasionais.

Além disso, o cultivo do Hibisco pode acontecer tanto em pleno sol quanto meia-sombra, e no jardim não é necessário podar a planta. No entanto, se você cultivar Hibisco no vaso, é preciso retirar os galhos secos.

Esta planta também ajuda a trazer mais vida ao seu jardim pelo fato de ser uma das flores que mais atraem beija-flor. A floração do Hibisco é duradoura, surgindo no final do inverno ou no começo da primavera.

2 – Zamioculca

Outra planta conhecida por sua resistência é a Zamioculca, uma das espécies mais indicadas para quem ainda não leva jeito com jardinagem.

Isso porque ela tem boa tolerância a ambientes com pouca luz e não necessita de muita água. Por isso, a Zamioculca é uma espécie ideal para ambientes internos, com pouca luz solar, e para quem tem o hábito de esquecer de regar as plantas.

3 – Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge é famosa por ser uma das plantas mais resistentes e fáceis de se cultivar. Ela pode ser mantida em pleno sol ou a meia-sombra, e você pode cultivá-la tanto em vasos, inclusive dentro de casa, quanto em canteiros no seu jardim.

Para quem preferir cultivar a Espada-de-São-Jorge dentro de casa, um destaque desta planta é que ela pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Isso porque está espécie mantém o processo de purificação do ar durante a noite, ajudando a criar um ambiente mais saudável para se dormir bem.

Um dos principais cuidados que você deve ter com a Espada-de-São-Jorge é na hora das regas. Afinal, apesar elas serem feitas somente uma vez por semana, é importante cuidar para não deixar o solo encharcado, pois o excesso de água é prejudicial para a planta.

4 – Suculentas

Flor da Fortuna
Flor da Fortuna (Imagem: Divulgação/Pexels)

Não dá para montar uma lista de plantas resistentes e fáceis de cuidar sem citar as suculentas, afinal, estas características estão entre os principais motivos que tornaram estas espécies tão populares.

De modo geral, as suculentas exigem poucos cuidados e pouca água, o que faz com que elas tenham boa tolerância a eventuais esquecimentos. Mas estas espécies também costumam precisar de ambientes com bastante luz natural, então é importante ter este cuidado.

Além disso, está enganado quem pensa que suculentas não dão flores, pois muitas espécies florescem e ficam lindas. Entre as suculentas que dão flores e são fáceis de cuidar, podemos destacar a Flor da Fortuna (imagem acima).

5 – Jiboia

Jiboia - Plantas Pendentes
Foto: Jacob Spaccavento/Unsplash

A Jiboia é uma planta tropical conhecida por sua resistência e por ser fácil de se cuidar. Por ser um tipo de planta que “cresce para baixo”, a Jiboia também é uma das espécies mais indicadas para se cultivar de forma suspensa.

Esta é uma ótima opção para vasos que ficam em varandas ou ambientes internos. Para o seu bom cultivo, é importante regá-la duas vezes por semana e garantir que ela receba um pouco de luz natural, de preferência sem exposição direta ao sol.

6 – Bambu-da-sorte

bambu-da-sorte
Foto: feey/Unsplash

Na tradição chinesa, o Bambu-da-Sorte é uma planta conhecida por ser fonte de boas energias. Portanto, esta é uma espécie indicada para quem deseja atrair boas vibrações para o ambiente.

O Bambu-da-Sorte é bastante resistente, já que precisa de poucos cuidados. Além disso, esta planta não precisa de muita luz natural, então é uma boa opção para ambientes internos ou varandas.

Em relação às regas, elas devem acontecer duas ou três vezes por semana. Nesse caso, é necessário garantir que as raízes do Bambu-da-Sorte estejam molhados e regar sempre que o solo estiver seco.

Você também pode gostar de ler
Plantas purificadoras de ar: 7 espécies ideais para melhorar sua casa

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.