Como declarar CDB no Imposto de Renda 2024?
Saiba como declarar CDB e outros investimentos parecidos no Imposto de Renda 2024 e evite problemas com o "leão".
Se você está com dúvidas sobre como declarar investimentos em Certificado de Depósito Bancário (CDB) no Imposto de Renda de 2024, chegou ao lugar certo.
Este é um procedimento que merece atenção para evitar problemas com a Receita Federal por erros na declaração.
[lwptoc]Primeiro passo: recorrer ao Informe de Rendimentos
Para declarar os investimentos em renda fixa, como CDB, LC (Letras de Crédito) e RDB (Recibos de Depósito Bancário) no Imposto de Renda 2024, o investidor deve ter em mãos o Informe de Rendimentos.
Esse é um documento que a corretora de valores ou instituição financeira responsável pela custódia desses títulos fornece ao contribuinte. Isso porque esse documento contém todas as informações necessárias para a declaração junto à Receita Federal.
Passo a passo para declarar CDB no Imposto de Renda
- Em Bens e Direitos, selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos” na ficha de declaração;
- Escolha o código correspondente aos títulos privados sujeitos à tributação, como CDB, LC e RDB;
- Informe o CNPJ da instituição financeira responsável pela custódia do título;
- Indique o tipo de investimento realizado;
- Inclua o número da conta do investimento;
- Informe o saldo dos investimentos no período em que estão sendo declarados.
O que fazer se a conta for conjunta?
No caso de investimentos em CDB, LC ou RDB em conta conjunta, além de informar os dados do titular principal, é recomendado também informar o nome e CPF do co-titular na declaração do Imposto de Renda.
Como declarar os rendimentos de investimentos
Os rendimentos provenientes dos investimentos em CDB, LC e RDB devem ser informados na aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.
É necessário escolher o código correspondente aos rendimentos de aplicações financeiras para preencher corretamente as informações na declaração do Imposto de Renda.
Procedimento é o mesmo para LCs e RDB
O procedimento para declarar os investimentos em LCs (Letras de Crédito) e RDBs (Recibos de Depósito Bancário) segue os mesmos passos mencionados anteriormente.
É importante ter o Informe de Rendimentos em mãos para inserir corretamente as informações na declaração do Imposto de Renda.
Como o Imposto de Renda é descontado nesses investimentos?
O Imposto de Renda é retido na fonte sobre os rendimentos dos investimentos em CDB, LC e RDB. A corretora de valores ou instituição financeira responsável pela custódia desses títulos é a responsável por recolher o imposto e repassá-lo para os cofres públicos.
A tributação segue uma tabela regressiva, variando de 22,5% a 15% dependendo do prazo de aplicação. Vale ressaltar que, em 2023, apenas valores acima de R$ 140,00 tiveram de ser declarados.
Fonte: InfoMoney.
Você também pode gostar de ler
Como declarar financiamento de imóvel no Imposto de Renda 2024?