Auxílio Brasil: pagamentos de maio começam nesta quarta (18). Quem recebe? Valores e onde receber

Os repasses da parcela de maio do Auxílio Brasil começam hoje. Descubra quem recebe, valores e como sacar o benefício!

A Caixa Econômica Federal inicia hoje (18) a rodada de pagamentos de maio do Auxílio Brasil, com repasse para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) final 1.

O Auxílio Brasil é um benefício de transferência de renda para famílias pobres e extremamente pobres. Para recebê-lo, é obrigatório cumprir requisitos de renda e ter Cadastro Único (CadÚnico) atualizado nos últimos dois anos.

Publicidade

Publicidade

Confira, a seguir, detalhes sobre o pagamento do Auxílio Brasil, bem como o calendário de repasses completo do mês de maio!

Quem recebe o Auxílio Brasil hoje (18)?

Auxílio Brasil: pagamentos de maio começam nesta quarta (18). Quem recebe? Valores e onde receber

Beneficiários com NIS final 1 recebem o Auxílio Brasil hoje. O calendário de pagamentos de maio segue até o último dia útil do mês, quando beneficiários com NIS 0 devem receber.

Qual o valor do Auxílio Brasil 2022?

Em 2022, o benefício tem valor mínimo de R$ 400,00 por família. Existe a possibilidade de receber mais do que isso, mas a família precisa cumprir critérios que dão direito a benefícios adicionais.

Publicidade

Publicidade

Por onde receber o benefício?

O beneficiário pode receber o Auxílio Brasil de duas formas: por meio de plataforma social ou crédito em poupança social digital. No primeiro caso, basta usar o cartão do programa e senha para sacar o dinheiro em postos autorizados.

Já no segundo, a movimentação da parcela é por aplicativo Caixa Tem, no qual dá para pagar contas usando o código de barras do boleto. Outra opção é o pagamento de compras por cartão de débito virtual gerado no app ou QR Code.

Também dá para transferir gratuitamente o benefício para outra conta bancária, por meio de Pix, TED e DOC. A diferença entre esses serviços é o tempo de compensação da transação: no Pix, o dinheiro estará disponível na outra conta em até 10 segundos. Na TED e no DOC, a compensação pode demorar um dia.

Prefere sacar o Auxílio Brasil? Quem recebe por poupança social digital terá de gerar um código autorizador de saque no aplicativo Caixa Tem, pois a conta não possui cartão físico.

E como gerar o código? Simples: acesse o aplicativo Caixa Tem, o serviço de saque sem cartão e gere seu código, que tem validade de uma hora. Não conseguiu usá-lo neste período? Sem problemas, entre no app e gere um novo.

O beneficiário consegue sacar em três canais: lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) de agências da Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Publicidade

Um detalhe importante: o beneficiário tem o prazo de 120 dias contados a partir da data de pagamento para movimentar o valor. Caso não o faça, o dinheiro retorna para o governo.

Como consultar o Auxílio Brasil?

A consulta Auxílio Brasil é online e permite verificar o status do benefício, conseguindo saber previamente se está ativo e se será pago. A seguir, indicamos onde e como consultar:

Aplicativo Caixa Tem

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem na Play Store ou App Store;
  2. Toque no ícone do aplicativo e selecione “entrar”;
  3. Informe seus dados pessoais. Se não tiver cadastro, faça um com registro de senha de acesso;
  4. Selecione “Auxílio Brasil – consulte seu benefício”, item disponível no menu de serviços;
  5. Toque em “ver meu benefício”.

Aplicativo Auxílio Brasil

  1. Baixe o aplicativo Auxílio Brasil na Play Store ou App Store;
  2. Toque em “consultar”;
  3. Informe a senha usada no aplicativo Bolsa Família, senha Caixa Tem ou cadastre uma senha se for seu primeiro acesso;
  4. Selecione “consulta do benefício”.

Calendário Auxílio Brasil 2022 de maio

O calendário de pagamentos tem datas definidas de acordo com o dígito final do NIS dos beneficiários. Confira quando as parcelas estarão disponíveis neste mês de maio:

  • NIS final 1: 18 de maio;
  • NIS final 2: 19 de maio;
  • NIS final 3: 20 de maio;
  • NIS final 4: 23 de maio;
  • NIS final 5: 24 de maio;
  • NIS final 6: 25 de maio;
  • NIS final 7: 26 de maio;
  • NIS final 8: 27 de maio;
  • NIS final 9: 30 de maio;
  • NIS final 0: 31 de maio.

Pagamento do Vale-Gás de maio

O Vale-Gás não será pago em maio, pois o governo federal faz os repasses do benefício somente em meses pares. Portanto, voltará a ser pago apenas em junho, nas mesmas datas de repasse do Auxílio Brasil.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário