Saque do auxílio emergencial é liberado para nascidos em junho
A Caixa Econômica Federal liberou o saque da terceira parcela do auxílio emergencial para nascidos em junho. Quem aniversaria de janeiro a maio também já pode tirar o benefício da conta.
Veja, aqui, como efetuar o saque da terceira parcela do auxílio emergencial, bem como datas do calendário de pagamentos da última parcela do benefício.
Como consultar o auxílio emergencial
A consulta ao auxílio emergencial é importante para verificar se o benefício ainda está ativo, o que indica que a próxima parcela será paga. Essa consulta pode ser feita por meio de três canais. A seguir, conheça quais são eles e veja um passo a passo para consultar:
Consulta ao auxílio no site Dataprev
- Acesse a consulta ao auxílio emergencial;
- Informe seu CPF, nome completo, nome de sua mãe e data de nascimento;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “enviar”;
- Selecione “auxílio 2021”.
Consulta ao auxílio no site da Caixa
- Acesse o site da Caixa sobre o auxílio emergencial;
- Clique em “acompanhe seu benefício”;
- Informe seu nome, CPF, data de nascimento e nome de sua mãe;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “continuar”.
Consulta ao auxílio por telefone
Neste caso, basta realizar uma chamada para o número 111 e informar o CPF do beneficiário. A ligação é gratuita, mesmo que feita a partir de um número de celular.
Como fazer o saque do auxílio emergencial
O saque do auxílio é por meio de código autorizador gerado no aplicativo Caixa Tem. A seguir, apresentamos um passo a passo para obtê-lo e conseguir tirar o dinheiro da conta:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione “saque sem cartão” no menu de serviços;
- Toque em “saque do auxílio emergencial”;
- Selecione “gerar código para saque”;
- Digite sua senha e finalize.
Pronto! O aplicativo exibirá um código autorizador, que deve ser salvo e apresentado no momento do saque. O código tem validade de duas horas, portanto, tente utilizá-lo dentro desse período. Se não conseguir, terá de gerar um novo código para efetuar o saque.
Mas, onde sacar o auxílio? Há três pontos de atendimento: em caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas. Moradores de São Paulo devem se atentar a um detalhe: hoje (09/07) é feriado estadual da Revolução Constitucionalista, portanto, não há atendimento em agências bancárias.
Quem está com a conta Caixa Tem bloqueada não conseguirá gerar o código autorizador. Para isso, é preciso desbloquear a conta, o que é feito em uma agência da Caixa ou em uma lotérica, basta apresentar seu CPF, RG e ter consigo o celular em que o aplicativo está cadastrado.
Transferência do auxílio entre contas bancárias
Além de liberar o saque, a Caixa também disponibilizou a transferência do auxílio emergencial entre contas bancárias. Dá para realizar esse serviço por PIX, TED ou DOC, sem custo para o beneficiário, por meio do aplicativo Caixa Tem.
Calendário de pagamentos do auxílio emergencial para inscritos online e por CadÚnico
As datas de pagamento variam de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Veja quando receberá a quarta parcela do auxílio de acordo com o mês em que nasceu:
- Janeiro: 23/07
- Fevereiro: 25/07
- Março: 28/07
- Abril: 01/08
- Maio: 03/08
- Junho: 05/08
- Julho: 08/08
- Agosto: 11/08
- Setembro: 15/08
- Outubro: 18/08
- Novembro: 20/08
- Dezembro: 22/08
Essas datas podem ser alteradas a qualquer momento caso o governo decida prorrogar o pagamento, como aconteceu com parcelas anteriores.
Calendário de pagamentos do auxílio emergencial Bolsa Família
As datas de pagamento são as mesmas do Bolsa Família, estabelecidas de acordo com o número final do NIS dos beneficiários. Confira quando receberá a quarta parcela:
- NIS final 1: 19/7
- NIS final 2: 20/7
- NIS final 3: 21/7
- NIS final 4: 22/7
- NIS final 5: 23/7
- NIS final 6: 26/7
- NIS final 7: 27/7
- NIS final 8: 28/7
- NIS final 9: 29/7
- NIS final 0: 30/7
Prorrogação do auxílio emergencial
O governo federal anunciou recentemente a prorrogação do auxílio emergencial com a realização do pagamento de mais três parcelas. O calendário oficial ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que essas parcelas sejam pagas de agosto a outubro.
Depois disso, a previsão é implementar um novo Bolsa Família que atenderá mais beneficiários, inclusive parte dos que eram atendidos pelo auxílio emergencial.